Você já ouviu falar em Compostos Orgânicos Voláteis?

Uma informação importante na hora de escolher os materiais para construção ou reforma

Já parou pra pensar que os materiais de construção que você utiliza em sua obra podem ser um grande vilão para a sua saúde e de sua família? Pois saiba que um dos grandes vilões são invisíveis aos olhos e são chamados de Compostos Orgânicos Voláteis ou VOC (sigla em Inglês). Esses compostos são componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais. Caracterizam-se por possuírem alta pressão de vapor, o que faz com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera. O termo começou a ser mais difundido nos EUA pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) para descrever gases emitidos por sólidos ou líquidos, sendo que alguns deles podem causar danos à saúde a curto ou longo prazos.

Tintas em geral
Combustíveis
Moveis
Colas
Tinta Spray
Solvente

Presente em tintas, solventes em geral, pesticidas, móveis, colas, combustíveis, entre outros.  Nem sempre os COV são prejudiciais à saúde humana. Por isso, é importante que os fabricantes informem a presença ou não desses compostos e se são prejudiciais aos usuários. Voltando a falar do lado ruim dessas substâncias, quando estão acima dos limites especificados pela norma, podem causar reações como dor de cabeça, alergia cutânea, irritação nos olhos, nariz e garganta, falta de ar, fadiga, tontura e falta de memória. Durante longos períodos de exposição, os compostos orgânicos voláteis podem causar danos ao fígado e ao sistema nervoso central.

Como evitar esses compostos?

Utilize os produtos da maneira instruída pelo fabricante e sempre que possível em ambientes abertos, com grande circulação de ar. Evite aerossóis e prefira as tintas à base de água. De maneira geral, tente evitar produtos que contenham benzeno, clorometano e monóxido de carbono.

Você sabia que as coleções de perfis em poliestireno para acabamento da Santa Luzia foram aprovados no teste de VOC?

Nossos rodapés, guarnições, rodameios, rodatetos e boiseries contribuem com a boa qualidade do ar do ambiente, pois estamos dentro do limite de COV de acordo com a norma CDPH V1.1. Para saber mais, consulte nossa Tabela de Atributos Técnicos e Ambientais.

Stéphanny Niehues Wiggers - Engenheira de Materiais

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS e PU

Caso haja interesse em convidar a Santa Luzia para eventos que promovam a sustentabilidade e a Economia Circular de resíduos, contem com a gente! Também formamos parcerias com empresas geradoras de resíduos disponibilizando informações, treinamentos e suporte.  O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelos contatos Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772 ou Antônio Farías Cel.: +55 (48)99666-5151

Related Posts

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat
  • Santa Luzia - CE100 Programme