Você já ouviu falar em rodateto? Conheça as vantagens dessa peça

Ao decorar a sua casa, não se esqueça do teto! Leia nosso post para descobrir o que é um rodateto e quais os materiais disponíveis para esse detalhe.

Tornar a casa bonita faz parte do desejo de quem pretende ter um lar interessante e cheio de personalidade, certo? O problema é que, muitas vezes, nos preocupamos demais com a decoração e nos esquecemos do teto. Esse é um espaço que pode servir como coringa na composição do ambiente, especialmente, ao contar com peças específicas como o rodateto.

Essa alternativa oferece um acabamento diferenciado à área, atribuindo um traço bonito e prático. Com a escolha certa e a instalação adequada, é possível adicionar um toque especial.

A seguir, descubra tudo o que o rodateto tem a oferecer e entenda por que investir em uma peça como essa!

Afinal, o que é rodateto?

O rodateto é um item de acabamento que é instalado na junção da parede com o teto. Ele é parecido com o rodapé convencional e é por isso que recebe esse nome. Também é conhecido como moldura de teto e é ótimo para complementar projetos que vão do tradicional ao moderno.

Esse componente é importante para garantir um bom toque final para a obra e serve como reforço na decoração. No geral, sua aplicação valoriza o projeto.

Quais são os diferentes materiais disponíveis?

Quando falamos no rodateto, o modelo feito de gesso é bastante conhecido e, inclusive, pode servir de complemento às sancas e aos rebaixamentos do mesmo componente. No entanto, é possível utilizar diversos materiais, como a madeira.

Nesse sentido, uma das maiores novidades é o rodateto feito de poliestireno. Fabricado a partir de um material reciclado, ele é sustentável e oferece um visual que não deve nada aos outros tipos. Com isso, é possível tornar a construção consciente e obter um bom resultado quanto ao acabamento.

Por que contar com a peça nas obras?

Investir no rodateto é uma maneira de valorizar os projetos e conseguir resultados melhores — tanto de forma visual, quanto na questão da sustentabilidade, dependendo do material.

Para se convencer sobre a importância desse item para a decoração interna, confira quais são as vantagens de selecionar a peça!

Melhor acabamento para os ambientes

O cuidado com a decoração tem que envolver a atenção ao acabamento, pois a beleza também mora nos detalhes. Com um rodateto, é possível disfarçar imperfeições da pintura, melhorar a união entre paredes e teto, além de fornecer uma sensação de continuidade, harmonia e integração aos cômodos.

Com isso, trata-se de uma excelente alternativa para reforçar o acabamento dos ambientes, que ganham um toque especial e diferenciado.

Sofisticação ao visual

Usar esse componente também é uma forma de tornar o visual do local mais sofisticado. Em relação a uma parede lisa tradicional, a área com rodateto fica valorizada por trazer um elemento distinto.

Inclusive, é uma maneira de compor estilos de decoração, como na hora de criar um ambiente com toque vintage, escandinavo, moderno ou minimalista. Na prática, a aparência do projeto inteiro é favorecida.

Complemento à iluminação

Diferentemente da sanca e do rebaixamento, não é obrigatório unir o rodateto à iluminação, o que simplifica o seu uso. Contudo, não significa que ele não possa servir de apoio à iluminação para otimizar o espaço.

Rodateto aplicado em um ambiente com quadros em apoio à iluminação.
Casacor 2015 — Decora Click — Arquitetura: Daniel e Karina; Foto: Mari Milanezi.

É possível utilizá-lo com iluminação embutida, o que deixa o ambiente moderno e aconchegante, ao mesmo tempo. Também é possível compor com lâmpadas, spots e pendentes em posições específicas para valorizar o local.

Versatilidade de uso

Outro motivo para investir nessa solução é que existem diversos tipos de rodatetos, de acordo com as preferências e necessidades de projeto. A versão de poliestireno, por exemplo, conta com linhas completas que apresentam vários modelos. Assim, é possível escolher o que faz sentido para cada necessidade.

Demonstrativo da versatilidade do rodateto aplicado na decoração clássica de um escritório.

Existem alternativas clássicas, com ou sem frisos e em diferentes alturas. Também surgem as inspiradas no Art Déco e opções modernas, com um toque único. Com a variedade de alturas e detalhes, é fácil selecionar algo que funcione de modo perfeito e integrado com o restante do ambiente.

Facilidade de instalação

Além de tudo, é um elemento de fácil instalação. Temos até um tutorial em vídeo que ensina como aplicar o rodateto com segurança e eficiência. No geral, não é preciso contar com equipamentos ou ferramentas complexas. Todo o processo pode ser feito em questão de minutos, sem deixar a segurança de lado.

Isso é ótimo para dar agilidade às obras e para reduzir os custos com mão de obra. É, ainda, uma forma de ter mais liberdade para personalizar o ambiente conforme o desejado.

Boa durabilidade

Se o rodateto escolhido for de poliestireno, é possível aproveitar vantagens extras, como a garantia de alta durabilidade. Essa peça não sofre com o ataque de pragas, como o cupim, e nem é impactada pela absorção de umidade, como acontece com a madeira.

Então, essa alternativa oferece uma aparência agradável por mais tempo e evita que seja necessário realizar uma troca de maneira antecipada. Isso melhora o custo-benefício, amplia a satisfação e torna o visual da decoração atraente.

O rodateto é um complemento interessante para projetos de decoração, já que deixa o ambiente bonito e bem-acabado. Com a escolha do tipo certo e uma boa instalação, os resultados satisfatórios são garantidos.

Quer adquirir peças lindas, funcionais e que envolvem a decoração sustentável? Conheça a linha de rodatetos da Santa Luzia e aproveite as opções!

27/07/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat