8 truques infalíveis para ampliar ambientes pequenos sem reforma

Com o passar dos anos, as casas e os apartamentos tradicionais têm ficado menores. Isso se dá tanto pelo aumento do número de moradores das cidades quanto pela necessidade de algo mais prático para a rotina. Mesmo assim, é comum que as pessoas desejem estar espaços que pareçam maiores. Nesse caso, vale a pena usar truques para ampliar ambientes.

As dicas certas evitam a exigência de reformas e garantem, ainda assim, ótimos resultados. Com isso, é possível obter atender a todas as expectativas.

A seguir, conheça alguns truques para ampliar ambientes que devem fazer parte das suas soluções!

1. Use poucos móveis e alinhe-os

Já que a intenção é fazer com que o local pareça amplo, é importante se lembrar de que menos é sempre mais. Por isso, o ideal é investir em poucos móveis e garantir que eles sejam estratégicos e bem posicionados. Assim, o lugar se torna útil e também ganha amplitude.

Além disso, é interessante alinhar todos os móveis em altura. Opte por deixar todas as opções mais baixas ou intermediárias, em vez de escolher peças altas e outras baixas. Com a consistência nas dimensões, o resultado fica melhor.

2. Elimine obstáculos na circulação

Ter um bom espaço de circulação é essencial para manter o conforto e para dar a sensação de que o espaço é maior do que parece. Por isso, é fundamental eliminar qualquer obstáculo nos chamados corredores de passagem.

Retire puffs, chaises, mesas de apoio e qualquer elemento que possa atrapalhar a circulação. A liberação do espaço aumenta o aproveitamento do cômodo e traz uma sensação otimizada.

3. Verticalize a decoração

Com o objetivo de fazer a área total embaixo parecer maior, é interessante investir na verticalização. Esse é um dos maiores truques para ampliar ambientes por ser versátil e fácil de aplicar em qualquer cômodo.

Vale a pena usar nichos, prateleiras, painéis e outros elementos que fiquem na parede. Isso eleva o aproveitamento útil nas partes mais baixas e ainda melhora os corredores de circulação.

4. Integre ambientes com painéis

Unir diferentes cômodos é outra boa saída para que eles pareçam maiores. Só que é preciso pensar na integração de modo estratégico, para evitar que a decoração do interior fique pouco harmônica.

Uma das maneiras de fazer isso, portanto, é com o uso de painéis entre os locais. A continuidade de um painel ripado de madeira plástica pode unir sala de estar e de jantar, por exemplo. Assim, o resultado fica bem interessante.

5. Invista em geometria

Também vale a pena usar as formas, as orientações e a geometria dos componentes. Entre os truques para ampliar ambientes, esse é o que mexe com o senso de percepção — e pode fazer maravilhas sem nenhuma reforma.

Criar um painel com ripas horizontais, por exemplo, vai fazer com que o cômodo pareça mais largo e profundo. Já uma opção vertical faz o teto direito ficar com aparência alta. Formas sinuosas dão a sensação de movimento e ângulos podem ajudar a delimitar espaços. O mais interessante é montar composições geométricas para valorizar cada cantinho disponível.

6. Use as cores que ampliam o ambiente

Além disso, as nuances escolhidas têm grande impacto nos resultados — especialmente nos elementos de acabamento do cômodo.

Nesse caso, o ideal é apostar em tons claros, que refletem a luz e dão a sensação de algo maior. Além de usar as cores que ampliam o ambiente é essencial investir na continuidade desses tons. Ao escolher um rodateto ou um rodapé em uma parede branca, por exemplo, o recomendado é que as cores da parede e desse elemento combinem.

7. Capriche na iluminação

A luz tem um grande poder de valorizar os imóveis. Para obter o que ela tem a oferecer de melhor, é preciso priorizar a iluminação natural. Deixe as janelas livres e limpas para que a luz banhe todo o espaço.

Além disso, é oportuno desenvolver um projeto luminotécnico. Ele inclui o uso de spots, plafons, luminárias, pendentes e outros componentes para evitar sombras e valorizar cada espaço.

8. Procure ampliar ambientes com espelhos

Outro entre os truques para ampliar ambientes envolve o aproveitamento estratégico dos espelhos. Como eles servem como “multiplicadores” de imagem, garantem um visual bem interessante e uma sensação ampla ao espaço.

Para ampliar ambientes com espelhos, é possível usar opções verticais, horizontais ou quadradas — e tudo depende do que você deseja obter com a geometria.

Com os truques para ampliar ambientes certos, é possível deixar seus projetos mais atraentes e valorizados. O melhor de tudo é que isso acontece sem que seja necessário reformar.

Se quiser muitas outras dicas, novidades e sugestões para o seu cotidiano, assine nossa newsletter e não perca nada!

09/09/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat