Sua casa sofre com alto teor de umidade? Veja como resolver a situação

Ter uma parede com alto teor de umidade em casa é um problema muito comum. No entanto, ele precisa ser solucionado o quanto antes. Do contrário, pode se tornar um transtorno ainda maior para você e sua família.

Além de estragar seu imóvel, o alto teor de umidade prejudica a saúde dos moradores. E ninguém merece lidar com algo tão desagradável, não é mesmo? 

Mas, afinal, é possível solucionar a questão? A resposta é sim! Fique tranquilo e aproveite para fazer a leitura deste artigo, que tem todas as dicas que você precisa! Vamos lá?

Por que sua casa está com alto teor de umidade?

Antes de entender como tirar umidade da casa, é preciso descobrir o que está causando essa inconveniência. Os principais fatores são:

Excesso de chuvas

Normalmente, eventos climáticos, como o excesso de chuvas, são grandes responsáveis pelo teor de umidade em uma residência. Inclusive, em uma estrutura já fragilizada, é possível que ocorram infiltrações que aumentem o problema.

Projetos inacabados

Se uma obra ainda não foi finalizada ou não está devidamente protegida das ações do tempo, a umidade também é uma consequência. Ela se aloja com facilidade em materiais como a madeira, por exemplo.  

Localização

Além da localização geográfica, o local em que a casa foi construída também pode causar esse problema. Alguns solos contêm naturalmente mais água, outros acumulam a que vem da chuva, causando vazamentos na região interna da construção.

Quais são as principais consequências desse problema?

Agora, saiba um pouco mais sobre as consequências do alto teor de umidade. Essa etapa é importante para que você entenda exatamente como identificar sinais desse problema em casa.

Aparecimento de manchas

As manchas são características usuais em paredes e móveis com mofo. Nem sempre pintar novamente resolve.

Pragas

Acredite, muitas pragas e pequenos insetos adoram locais úmidos. E este local pode ser no canto de sua sala ou dentro de seu armário. Exterminar uma praga será um processo ainda mais longo e complexo.

Comprometimento da estrutura

A parede com umidade começa a descascar e trincar com o excesso de umidade. Isso causa um grande comprometimento da estrutura, em questões estéticas e de segurança. Muitas vezes, somente uma reforma elaborada pode dar conta do conserto.

Mau cheiro

O odor de mofo é reconhecível em qualquer lugar. Além de causar desconforto, traz problemas respiratórios para você e sua família.

Como tirar umidade da casa e resolver a questão de vez?

Sim, é possível tirar a umidade da casa de uma vez por todas. Com as dicas a seguir, os resultados costumam ser muito satisfatórios. Confira!

Escolha produtos resistentes à umidade

Invista em produtos e materiais de construção sustentáveis e de qualidade. Aqueles de procedência duvidosa tendem a favorecer o teor de umidade, principalmente em estruturas que ficam constantemente expostas.

Aproveite a luz e o ar fresco

Tente ao máximo aproveitar a luz natural e o ar fresco. Veja quais são os melhores momentos do dia e abra suas janelas para que o vento circule com facilidade. Se puder, abra as portas dos armários e móveis também.

Faça uma limpeza constante

A limpeza do imóvel deve ser feita sempre com frequência. Ainda que um procedimento mais pesado seja realizado apenas eventualmente, manter a disciplina contribui para que tudo fique mais seco e organizado.

Tenha atenção para seus móveis

Muitas vezes, a parede com umidade é resultado de móveis muito encostados ou apoiados nela. Por isso, a sugestão é mantê-los um pouco mais afastados. Opte também, quando possível, por mobílias mais abertas e sem portas. 

Consulte um especialista em casos mais graves

Por fim, se nenhuma dessas sugestões for suficiente para que você elimine a umidade de sua residência, consulte um especialista. Ele poderá avaliar os danos e indicar os produtos certos para que você não tenha grandes prejuízos.

Pronto! Agora que você já aprendeu como tirar umidade de casa, pode aplicar essas dicas na prática e aproveitar um cômodo limpo, arejado, esteticamente agradável e sem nada que possa interferir de maneira negativa em sua saúde. 

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Cadastre-se em nossa newsletter e receba tudo por e-mail!

23/09/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat