Conheça as tendências de decoração 2021

Sustentabilidade, tecnologia, peças de artesanatos… Essas são apenas algumas das tendências de decoração para 2021. Descubra todas, aqui!
Decoração moderna — design: Denise Barreto;  foto: Marimilanezi.

As tendências de decoração mudam ano a ano, principalmente com o surgimento e retorno de estilos. Por isso, desenvolvemos este artigo para que você conheça quais serão as mais utilizadas em 2021.

O que podemos adiantar é que esse ano traz um grande compromisso com a sustentabilidade — manifestando a preocupação com o meio ambiente e o uso de recursos naturais. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Tendências de decoração para 2021

Com a promessa de ser o ano da renovação, as tendências de decoração de 2021 remetem à reinvenção, funcionalidade e flexibilidade. Além dos elementos sustentáveis, as cores do momento devem estar entre os tons mais vibrantes, como forma de remeter às belezas naturais.

A seguir, conheça as tendências de cores, estilos e objetos para o próximo ano.

Sustentabilidade 

O uso de produtos ecológicos, como ecodecks, na decoração é uma das grandes promessas para 2021. Materiais sustentáveis, além de contribuírem para a preservação de fontes naturais, são tendências que oferecem beleza, sofisticação e modernidade para o ambiente.

O uso de ecodecks sustentáveis como tendência de decoração em 2021.
Ecodeck — arquitetura: Alessandra Marques e Rodrigo Costa.

Tecnologia

Aliada à sustentabilidade, a tecnologia gera avanços em diferentes áreas, assim como na decoração de interiores. Dessa forma, a automatização é uma das tendências de 2021 para tornar casas e edifícios inteligentes, permitindo o controle de funções apenas por comando de voz. 

Tarefas como ligar ou desligar as luzes dos ambientes, controlar a intensidade da iluminação e abrir ou fechar cortinas são exemplos dessa nova praticidade proporcionada pelos avanços tecnológicos — o que também contribui para diminuição do consumo de energia, água e gás nos imóveis.

Peças como destaque

Outra tendência decorativa para o próximo ano, permite que o ambiente se torne ainda mais luxuoso utilizando apenas móveis e acessórios de destaque.

O uso de uma mala como peça de destaque, seguindo a tendência de decoração para 2021.
Aplicação de peças como destaque na decoração.

Estilo industrial 

O estilo industrial se tornou tendência para 2021 por sua modernidade, beleza e ar descolado. Além disso, o aproveitamento sustentável dos materiais é uma das principais características do estilo, buscando associar redução de custos, iluminação e reaproveitamento.

Por meio dele, é possível reutilizar elementos que já estão presentes de forma natural na estrutura do imóvel, como alumínio, ferro, tubulações e concreto, sem que seja necessário investir em revestimentos ou coberturas.

Espelhos

Os espelhos são itens associados à elegância que oferecem sofisticação ao espaço. Sendo uma das tendências de decoração para o próximo ano, esses elementos podem ser utilizados em diferentes formatos e tamanhos, com molduras e designs ousados que compõem os ambientes de forma criativa.

Uso de espelhos dourado em uma sala de estar, seguindo a tendência de decoração para 2021.
Uso de espelhos na decoração — arquiteta: Elis Garces.

Além disso, eles trazem um toque despojado na decoração de forma simples e podem ser utilizados como forma de divisão entre os cômodos — salas, quartos e cozinha, por exemplo. 

Peças de artesanatos

Em 2021 as peças de decoração em artesanato serão utilizadas como forma de valorizar a simplicidade, rusticidade e presença de elementos naturais. Itens de madeira, artigos em tecido natural e tapeçarias para parede são tendências decorativas com aspecto autêntico, levando personalidade ao espaço. 

Estilo rústico e moderno

O estilo rústico e moderno traz o conforto com um toque contemporâneo. Dessa forma, ele permite misturar objetos clássicos com itens modernos, como revestimentos sustentáveis que remetem a peças antigas — sendo também uma tendência que estará presente em 2021.

De modo geral, as tendências de decoração para este ano abordam a sustentabilidade, praticidade e exclusividade, sem perder a elegância e sofisticação de tonalidades naturais, elementos únicos e estilos inovadores.

Gostou das dicas desse artigo? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

06/01/2021