Santa Luzia participa da Interplast 2018 – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico

O grande destaque do evento foi a "Ilha da Reciclagem dos Plásticos" com o case da reciclagem do Isopor®

A cada nova edição, a sustentabilidade expande sua representatividade na Interplast, Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, que aconteceu entre 14 e 17 de agosto, em Joinville (SC).  Neste ano a Santa Luzia esteve presente para demonstrar o passo a passo desde a coleta do material pós-uso até os produtos que podem ser fabricados a partir disto, como rodapés, guarnições, molduras, ornamentos, revestimentos, entre outros.

A feira teve como destaque o espaço “Ilha de Reciclagem dos Plásticos”, onde a empresa apresentou uma de suas máquinas compactadoras (que tem a função de retirar o ar do material reduzindo seu volume) para demonstrar de forma simplificada, como os resíduos são compactados em cooperativas e parceiros antes de chegar na Indústria Santa Luzia, em Braço do Norte (SC).

A Santa Luzia também participou na Interplast com uma palestra – gratuita e aberta ao público – no Fórum Economia Circular, que aconteceu na tarde do dia 15/8. A partir das 16 horas, a Engenheira de Materiais, Stephanny Niehues Wiggers, ministrou o tema “Do lixo ao luxo, referente ao nosso case de reciclagem”.

Engenheira de Materiais, Stephanny Niehues Wiggers

Conhecido tecnicamente pelo termo poliestireno expandido ou pela sigla EPS, o Isopor® tem em sua composição 98% de ar, o que dificulta a logística no pós-consumo. Outra dificuldade é o desconhecimento de parte da população de que o EPS, assim como as garrafas PET e outros tipos de plástico, é 100% reciclável e que deve ser separado para coleta seletiva ou destinado aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Desde 2002, ou seja, muito antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) entrar em vigor, a Santa Luzia deixou de usar a madeira como matéria-prima principal e, assim, já reciclou quase 50 milhões de kg de resíduos plásticos como o Isopor® “poliestireno expandido” e o poliuretano. Abastecida por uma rede de mais de 200 parceiros, colabora para a geração de quase 4 mil empregos indiretos. A empresa já reciclou mais de 550 campos de futebol o equivalente 150 mil carretas de resíduos, deixando de derrubar 152 mil árvores se a matéria-prima ainda fosse totalmente madeira.

Sobre a Interplast

Realizada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina (SIMPESC), e organizada pela Messe Brasil, Interplast é uma importante feira da indústria de transformação do plástico. Reúne os mais conceituados fabricantes de máquinas e equipamentos e fornecedores de matéria-prima. Integra o setor de desenvolvimento de produtos, construtores de moldes e ferramentarias. Reúne toda a cadeia nacional do setor no Pavilhão da Expoville, em Joinville (SC), um dos maiores polos de transformação do plástico da América latina.

Mais informações: www.interplast.com.br

Logo Santa Luzia
Logo Santa Luzia

Caso ainda haja dúvidas sobre o tema, ficaremos honrados em ajudar a obter respostas do seu interesse.

Fone: 0300 145 13 00  / 48-3651 1300 ou pelo link  http://www.santaluziamolduras.com.br/contato

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS e PU

Caso haja interesse em convidar a Santa Luzia para eventos que promovam a Sustentabilidade e a Economia Circular de resíduos, contem com a gente! Também formamos parcerias com empresas geradoras de resíduos disponibilizando informações, treinamentos e suporte.

O contato pode ser feito diretamente na Matriz através do telefone (48) 3651-1346 ou pelos contatos: (Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772) ou (Antônio Farías Cel.: +55 (48)99666-5151)

Related Posts

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat
  • Santa Luzia - CE100 Programme