
Minimizar e até eliminar o desperdício é uma das premissas mais importantes para a preservação dos recursos naturais e a viabilidade do planeta nos próximos anos.
O exemplo do desperdício de alimentos, seja o que restou na mesa do consumidor ou o que estragou no supermercado, salta aos olhos enquanto milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de fome.
Outro desperdício bastante impactante é o de materiais de construção, pois além de ocuparem muito espaço, as sobras e recortes nem sempre são descartados corretamente, reduzindo as chances de reaproveitamento.
O elevado volume de resíduos, seja qual for o ramo da atividade, se deve a uma narrativa linear onde os produtos necessariamente precisam ter início, meio e fim, ou seja, são desenvolvidos para serem usados e descartados.
Incluir premissas circulares na concepção de novos produtos ajuda a criar soluções que minimizam o desperdiço e o impacto ambiental antes mesmo dele chegar às gôndolas.
É o caso do Kit Guarnição da Indústria Santa Luzia, desenvolvido para diminuir a geração de resíduos com guarnições ao criar molduras em portas/portais de ambientes internos.



Cada guarnição sai de fábrica por padrão como uma barra de 240 cm. Para emoldurar as duas faces de uma porta convencional, no entanto, você vai precisar de quatro barras de 220 cm para as laterais e duas de 110 cm. Somente para criar as molduras sem emendas, você desperdiçaria 80 cm nas laterais e 60 cm no topo, totalizando um desperdício de 1,40 metros em uma única porta que poderiam ser evitados.
Evitando o desperdício, o Kit Guarnição fornece dois perfis para laterais e um para o topo já acabados nas medidas de diferentes padrões de portas, de modo que você possa se concentrar apenas na instalação. Para emoldurar as duas faces de uma porta, por exemplo, você vai precisar de dois kits guarnições, instalando as barras com o Super Adesivo e mais a Fita Dupla Face Santa Luzia, finalizando com a Massa Premium ou o Calafetador Santa Luzia.
Mesmo que seja possível encontrar uma aplicação para este volume de sobra, boa parte pode acabar nas caçambas e não retornar à fábrica para ser reciclado. Todos os perfis decorativos da Santa Luzia são reciclados e recicláveis, resistentes à água, não mofam, não apodrecem e não são atacados por pragas como o cupim. A empresa utiliza como matéria-prima principal resíduos de poliestireno expandido, um tipo de plástico conhecido pela sigla EPS ou popularmente pela marca Isopor®.

Caso ainda haja dúvidas sobre o tema, ficaremos honrados em ajudar a obter respostas do seu interesse.
Fone: 0300 145 13 00 / 48-3651 1300 ou pelo link http://www.santaluziamolduras.com.br/contato