Saiba como fazer uma boa seleção de fornecedores de acabamentos

O acabamento de obra é uma das etapas mais importantes na construção civil. Afinal, ele envolve os resultados visíveis para os clientes e tem grande impacto no nível de satisfação. Além de ter um bom projeto para essa fase, é essencial acertar na seleção de fornecedores.

Somente com a escolha das empresas adequadas, é possível obter produtos de qualidade e que atendem aos requisitos. Também é uma forma de cumprir questões práticas, como o cronograma e orçamento. No final, o seu cliente fica satisfeito e sua marca se posiciona melhor no mercado.

Mas, afinal, como acertar na seleção de fornecedores quanto aos materiais de acabamento? Veja nossas dicas e tire todas as suas dúvidas!

O que é a gestão de fornecedores e por que ela importa?

A gestão de fornecedores envolve todas as técnicas e ações aplicadas para acompanhar os relacionamentos com empresas de fornecimento. No caso da construção civil, a ideia é verificar como ocorre a relação entre o seu negócio e as marcas que fornecem produtos para as diversas etapas, como o acabamento.

Esse processo deve ser feito com a reunião e a análise de dados, como volumes de pedidos, taxa de sucesso de entregas e nível de satisfação. Se for realizado corretamente, é um passo que oferece vários benefícios. Veja quais são as maiores vantagens associadas!

Redução de problemas e riscos

O contato com os fornecedores pode gerar alguns problemas, como perdas, atrasos e não-atendimento às necessidades específicas. Para evitar situações como essas, é importante executar um gerenciamento de qualidade.

Afinal, essa etapa envolve o acompanhamento do desempenho e a seleção de novos negócios. Assim, é possível identificar problemas e, então, escolher alternativas que não causarão dificuldades.

Fortalecimento do relacionamento

Além de pensar na seleção de fornecedores, é fundamental considerar a continuidade do contato. Para que isso, vale a pena investir na gestão correta dos fornecedores. Trata-se de uma solução para fortalecer o relacionamento entre as partes, o que ajuda a garantir melhores resultados.

É algo importante porque auxilia a diminuir os esforços para encontrar, continuamente, novos fornecedores.

Negociação de condições diferenciadas

A aproximação do relacionamento também tem um impacto relevante quanto à negociação de condições exclusivas e vantajosas. Funciona assim: após acertar na seleção de fornecedores, ocorre o gerenciamento dessa carteira. Como o contato entre as empresas é fortalecido, sua marca tem um peso maior no sucesso do fornecedor.

Isso ajuda a negociar condições de pagamento, características de entrega e até os preços. No geral, é uma forma de obter mais flexibilidade nessa relação, o que aumenta o valor agregado.

Obtenção de produtos com qualidade

Um dos principais problemas quanto ao fornecimento, envolve a entrega de produtos que não atendem aos padrões mínimos especificados. Isso gera retorno da mercadoria para a empresa, podendo causar atrasos ou perdas. Com um bom gerenciamento, existem menos chances de acontecer.

O relacionamento fortalecido favorece o reconhecimento sobre os produtos e suas características. Seu negócio sabe o que esperar do fornecedor, o que garante alinhamento de expectativas. Principalmente, é uma forma de ter certeza sobre o cumprimento das condições previstas.

Apoio às etapas de obras e reformas

No caso da construção civil, a seleção de fornecedores e o seu gerenciamento, são tarefas mais relevantes. Afinal, as obras e reformas dependem do fornecimento adequado de materiais.

Poder contar com uma empresa séria, que entrega o esperado, ajuda a dar continuidade aos próximos passos.

Como acertar na seleção de fornecedores para o negócio?

Para que a gestão seja bem-sucedida, é fundamental selecionar corretamente os responsáveis pelo fornecimento. Pensando nisso, é indispensável considerar alguns critérios que ajudam a definir qual empresa é a ideal para integrar o seu gerenciamento.

Na sequência, apresentamos os principais conceitos que devem ser utilizados para selecionar fornecedores com alta qualidade ao seu negócio!

Pesquise o histórico da empresa

Explorar a atuação prévia da marca, é uma forma de entender como ela se posiciona e quais são seus pontos de diferenciação. Pensando nisso, você deve ficar atento ao histórico da empresa.

Primeiramente, veja quanto tempo o negócio tem de experiência. Um fornecedor que atua há mais de 70 anos no mercado, por exemplo, apresenta características diferenciadas, já que soube se manter relevante. O tempo de experiência também oferece mais segurança em termos de qualidade consolidada.

Além disso, saiba quais são as impressões de quem já comprou com o fornecedor. O ideal é dar preferência aos fornecedores que têm reputação positiva de mercado.

Entenda sua capacidade produtiva

Cada obra tem suas particularidades, então é essencial contar com acabamentos que atendam a essas questões. Por isso, a análise deve incluir a capacidade produtiva da marca que está sendo considerada.

Não é obrigatório que o negócio fabrique componentes customizados, pois não costuma ser tão utilizado devido à praticidade. No entanto, é importante que seja capaz de oferecer produtos com as características desejadas para cada projeto da sua empresa. Se a ideia for criar composições com ripas de pinus, por exemplo, esses produtos devem fazer parte da capacidade produtiva.

Além disso, é necessário conferir o atendimento às necessidades em relação ao volume. Ou seja, a intenção é saber se a empresa está preparada para fornecer os produtos escolhidos na quantidade em que você precisa.

Analise a qualidade dos produtos

Como entregar uma obra ou reforma adequada é essencial para o seu posicionamento, a seleção de fornecedores deve envolver considerações sobre a qualidade dos produtos disponibilizados.

Especialmente ao falar nos acabamentos, é indispensável que os componentes sejam fabricados dentro de um padrão de qualidade. Além de avaliar a estética, é necessário pensar nos atributos esperados.

Um rodapé plástico, por exemplo, oferece mais qualidade que a versão da madeira. Por mais que esse material tenha um preço menor, ele exige mais manutenção, além de poder estufar, mofar e atrair cupins.

A simplicidade de instalação, a facilidade de limpeza, as propriedades contra deterioração e assim por diante, são essenciais. Por isso, avalie qual é o valor agregado dos produtos e como eles ajudam as obras.

Priorize o material de construção sustentável

A sustentabilidade é uma questão que faz parte das principais discussões e que está no centro de muitos projetos. Como é preciso pensar em oferecer uma decoração sustentável aos clientes, o fornecedor deve entregar essas características.

Poder selecionar um material de construção sustentável, não apenas fortalece a economia circular ou diferencia o projeto. Também é uma forma de ajudar o meio ambiente ao reduzir desperdícios e resíduos gerados.

Esse é um fator extra, mas que é muito bem-vindo na construção civil. Por isso, confira se o fornecedor oferece revestimentos sustentáveis e priorize essas escolhas.

Considere o cumprimento de prazos

Um dos desafios do cronograma de obras é a entrega por parte dos fornecedores. Especialmente quando falamos no acabamento, qualquer atraso prejudica o cumprimento da data de entrega para o cliente. Então, ocorrem mais custos, menos eficiência e queda no nível de satisfação.

Para evitar isso, a seleção de fornecedores deve incluir a capacidade de cumprir os prazos que a empresa apresenta. A reputação no mercado, fornece indícios sobre esse aspecto, mas é preciso ir além.

Veja se a empresa tem produtos à pronta-entrega e entenda como é o planejamento logístico. Assim, é possível tornar as etapas mais eficientes e reduzir os riscos de sofrer com os atrasos.

Avalie o custo-benefício

O cumprimento do orçamento da construção civil, é tão importante quanto o atendimento ao cronograma. No entanto, é preciso ter cuidado para não escolher os fornecedores mais baratos, somente para atender ao plano de custos. Em vez disso, faz mais sentido analisar o custo-benefício oferecido por cada alternativa.

Pense, por exemplo, em revestimentos duráveis e com outros atributos de interesse. Além do visual da obra ficar melhor e a qualidade ser completamente atendida, é um investimento que dura mais tempo. Como consequência, o custo-benefício se destaca.

Por isso, não se baseie apenas na cotação de fornecimento. Pense, principalmente, nas vantagens que são entregues pela empresa e produtos para tomar a decisão mais adequada.

Analise o atendimento

Depois de executar todos esses passos, é provável que sua lista de potenciais fornecedores tenha sido reduzida. Então, agora é o momento de avaliar como é o atendimento da empresa.

Entre em contato com o negócio e solicite a cotação dos produtos desejados. A partir daí, analise qual será o tempo de resposta, a proatividade do contato e o seu nível geral de satisfação.

Esse “estudo” é importante para ter a certeza quanto à qualidade da comunicação. Ter uma boa troca é essencial para manter o bom relacionamento, essa análise inicial garante uma ideia fiel sobre como o negócio age.

Uma seleção de fornecedores adequada, acompanhada de uma gestão robusta, é fundamental para a construção civil. Com esses critérios, você saberá exatamente como escolher a alternativa que tornará seus projetos mais eficientes.Agora que você chegou até aqui, que tal receber mais dicas e informações como essas? Confira como estocamos e transportamos nossos produtos! E assine a nossa newsletter para não perder nenhuma publicação.

08/06/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat