Como instalar rodateto de poliestireno? Veja aqui!

Sala de estar com rodateto de poliestireno instalado.

Investir em acabamento é a melhor forma de levar beleza e personalidade à casa. Mas, muitas vezes, a preocupação com a decoração e revestimentos é tanta, que um dos principais espaços é esquecido: o teto. 

Porém, esse pode se tornar um dos locais mais especiais do ambiente quando revestido com peças específicas, como o rodateto de poliestireno.

Conhecido como moldura de teto e instalado entre a junção com a parede, esse material é um item de acabamento parecido com o rodapé convencional, sendo um ótimo complemento em projetos que passeiam entre o clássico e o moderno.

Importante para garantir um excelente toque final na obra, o rodateto de poliestireno serve como reforço na decoração e valoriza o ambiente ao oferecer um acabamento diferenciado na área, atribuindo traços de beleza e praticidade.

Fabricado a partir de material reciclado, esse material é sustentável e permite que a construção consciente aconteça, levando um excelente resultado no acabamento. Escolhendo a opção certa e realizando a instalação adequada, ainda é possível adicionar toques especiais, como uma pintura.

Para levar toda a beleza e praticidade a sua casa, desenvolvemos um guia de instalação do rodateto de poliestireno. Confira!

Como instalar rodateto de poliestireno

Instalar o rodateto de forma correta é uma etapa essencial para consumidores que buscam um acabamento de qualidade, que leve beleza e sofisticação ao ambiente

No entanto, uma aplicação mal feita pode prejudicar a estética do cômodo, gerando desperdício de materiais. Por isso, é fundamental ter atenção no momento da instalação, seguindo todos os passos corretamente. Confira os materiais necessários para isso: 

  • fita dupla face;
  • silicone;
  • super cola;
  • massa premium;
  • barras de rodateto de poliestireno;
  • lápis;
  • marreta de borracha;
  • trena ou metro;
  • serra meia esquadria 12 polegadas elétrica ou serra manual.

Com todos os materiais em mãos, é fundamental seguir algumas etapas para que a instalação do rodateto de poliestireno seja feita sem erros. Veja a seguir quais são elas!

1. Faça a limpeza do local

Antes de iniciar a instalação do rodateto de poliestireno, é preciso realizar a limpeza da parede que vai receber a barra. Para isso, limpe toda a área com um pano, deixando-a seca, livre de poeiras e resíduos que possam prejudicar a aplicação.

2. Inicie a instalação

Escolha um dos cantos do teto para começar. Depois, no verso da barra de rodateto, aplique um pedaço de fita dupla face a cada 40 cm e em seguida, adicione um Super Adesivo entre as fitas, como o da Santa Luzia. Com isso feito, é hora de aplicar o rodateto.

Coloque a barra na posição de instalação, ou seja, no teto, e pressione com as mãos. Se precisar, você pode usar a marreta de borracha para fixá-la bem. Uma boa dica é colocar sempre uma bucha entre a emenda das barras. Isso permite usá-las como guia e garante o alinhamento entre elas.

Para unir as pontas das barras, use a cola de contato. Caso seja necessário cortá-las, faça cortes rápidos e precisos. Dessa forma, você impedirá o acúmulo de rebarbas, dando o acabamento perfeito para a peça.

3. Faça um bom acabamento

No acabamento de topo, você precisará das pontas das barras. Nessas partes, faça um corte em 45.º, tomando o cuidado para que a distância do corte seja a mesma da espessura da barra. Após isso, use a cola de contato para unir as duas partes.

Depois de aplicar o rodateto de poliestireno em todo o cômodo, é hora de realizar o acabamento nas emendas e entre a barra e a parede. Você pode aplicar a massa premium Santa Luzia com as mãos, usando luvas ou uma espátula. 

Faça essa etapa adequando as paredes e as junções das barras. Por fim, depois da instalação completa, mesmo que a linha de rodateto de poliestireno tenha acabamento, você pode pintá-la como preferir.

Pronto! Viu como instalar o rodateto de poliestireno é fácil e rápido? Mas lembre-se de analisar as características técnicas do produto, pois elas interferem na instalação e podem variar de acordo com a marca. Na Santa Luzia, além da facilidade na aplicação, a limpeza e manutenção também são muito simples. Basta utilizar um pano úmido com detergente, sempre que necessário.

Ficou com alguma dúvida? Confira nosso vídeo sobre a instalação!

Que tal conferir mais materiais de qualidade da Santa Luzia? Acesse o site e conheça todos os nossos produtos sustentáveis!

19/04/2021

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil