Não sabe qual melhor revestimento para seu banheiro? Entenda aqui como escolher

Revestimento aplicado em banheiro social decorado em tons claros.

Ao fazer uma reforma ou iniciar uma obra do zero, é fundamental realizar um bom planejamento de materiais e orçamentos, para que você faça boas escolhas. Nesse sentido, optar pelo revestimento adequado nos banheiros trará ótimos resultados, tanto em beleza quanto em durabilidade e qualidade.

Hoje em dia é fácil encontrar uma infinidade de revestimentos para esse cômodo. Mas, qual deles é a melhor opção para o seu propósito de ambiente? Luxuoso, simples, prático ou conceitual, há revestimentos ideais para cada uma dessas linhas.

E para ajudar você a optar pelo acabamento que melhor atende suas necessidades e estilo de decoração, apresentaremos alguns materiais para revestir seu banheiro, detalhando suas vantagens e desvantagens. Assim, será mais fácil escolher qual opção ficará melhor em sua obra. Confira!

O que observar na sua escolha?

Antes de começar a entender quais são os principais tipos de revestimentos para banheiros e suas características, é fundamental que você saiba o que o ambiente exige. Nesse sentido, pontos fundamentais, além da estética, vão guiar você para realizar uma ótima escolha. Confira quais são eles a seguir.

Segurança

Banheiros são ambientes úmidos. Por isso, é fundamental que você escolha peças que não fiquem escorregadias quando molhadas. A segurança de um revestimento que não provoque quedas e acidentes é válido para as crianças, adultos e, especialmente, idosos.

Orçamento dentro do previsto

No mercado você encontrará diferentes revestimentos para usar em banheiros, dos mais simples aos que apresentam tecnologias mais avançadas. Ou seja, dentro da sua pretensão de obra, seja para moradia, locação ou venda, escolha aquele que proporcionará melhores resultados dentro do orçamento disponível.

Textura adequada ao local

A textura é parte estética de uma peça de revestimento. Porém, antes mesmo disso, ela faz parte da segurança que o material oferece. Tipos de revestimentos polidos, foscos, naturais ou mesmo com desenhos devem combinar a qualidade da peça com um bom acabamento, sempre garantindo segurança.

Estilo coerente com sua proposta

O estilo do revestimento é o que dará personalidade para sua obra. Dessa forma, decorações clássicas pedem tons neutros, enquanto nos modernos é possível utilizar cores terrosas ou mesmo uma mescla de tons vivos com as mais suaves. Conforme é o estilo da casa ou apartamento que você está fazendo, o revestimento para banheiro deverá segui-lo.

Facilidade de limpeza

Esse aspecto não pode ser esquecido de forma alguma. É a parte essencial para a conservação da qualidade das peças que revestem um banheiro. Assim, escolha sempre materiais que assegurem uma limpeza rápida, livre de manchas e que sejam de fácil manutenção.

Principais tipos de revestimentos para banheiros

Agora que você conheceu os principais aspectos que devem ser analisados ao escolher os melhores materiais de revestimentos para banheiro, chegou a hora de entender os principais tipos disponíveis no mercado.

Porcelanato

O porcelanato é um dos materiais mais versáteis quando o assunto envolve revestimentos de segurança e qualidade. Ele tem baixíssima absorção de líquidos, apresenta diversas opções de acabamentos e ainda pode ser usado para fazer pias e cubas.

Além dessas vantagens, o porcelanato se sobressai dos revestimentos tradicionais nos banheiros, devido a sua alta imunidade contra manchas de produtos químicos. Ou seja, a melhor garantia de um aspecto sempre impecável de obra nova.

Cerâmica

A cerâmica é um material de baixo custo que traz facilidade na mão de obra e é acessível em qualquer localidade.

Contudo, esse material não é reconhecido por ter uma longa durabilidade, em comparação a materiais mais nobres como o porcelanato. Apesar desse ponto fraco, é possível encontrá-la em muitos estilos e perfis de acabamentos.

Mármore

O mármore é um material nobre que apresenta uma tradição em obras de banheiros, salas e cozinhas de alto padrão. 

Se o seu intuito é deixar esse espaço requintado, optar pelo uso desse material é uma ótima opção. Uma das melhores vantagens do mármore refere-se a sua alta resistência e possibilidades de uso no ambiente. Indo desde o revestimento a peças como nichos, banheiras, pias, entre outras.

Contudo, mesmo um material nobre tem suas desvantagens. O mármore tem alta porosidade, ou seja, microfuros na pedra, que o fazem mais vulnerável a absorver líquidos. Além de ser um revestimento que demora para secar por completo, se óleos ou produtos químicos caírem nele, a peça pode ficar manchada profundamente.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é parecido com o revestimento cerâmico na sua estrutura, porém, na variedade de temas e acabamentos, ele é ainda mais chamativo. Esse é o tipo de revestimento que dá um toque descontraído ao ambiente, remetendo aos antigos estilos decorativos.

Na questão de durabilidade, as peças são frágeis contra impactos, sendo recomendadas apenas para uso em paredes. Fazer painéis em volta do espelho e em uma parede no box são boas aplicações desse tipo de peças para banheiros.

Chevron

O Chevron é um revestimento sustentável e de fácil aplicação. O material é feito a partir da reciclagem de isopor, não mofa ou retém água, é fácil de limpar e ainda permite que sua instalação seja feita por cima de madeiras, alvenaria e, até mesmo, de outros revestimentos. Vale lembrar que essa peça é decorativa, não recomendada para uso dentro do box.

Assim, esse material é perfeito para obras que precisam de reformas rápidas e confiáveis ou mesmo de um projeto inovador em tecnologias de construção.

Woodpanel

O woodpanel é um revestimento feito com madeira pinus de reflorestamento. Ou seja, ao utilizar esse material você contribui para uma economia circular, protege o meio ambiente e reduz os custos com sua obra.

Apesar de alguns profissionais da construção não apostarem tanto na madeira como revestimento para banheiros, o woodpanel prova que é possível realizar uma obra diferenciada com a opção.

Esse material sustentável é muito versátil e pode ser utilizado nos diversos espaços de lavabos, como nos entornos de espelhos e na parede da pia. Apesar de ter uma secagem rápida, em comparação a outras madeiras, é preciso que ele fique fora do alcance de água ou umidade excessiva.

Agora que você sabe o que analisar ao escolher os melhores revestimentos para banheiro e entendeu o que é essencial para uma reforma de alta qualidade e segurança, será mais fácil escolher o seu.

Na Santa Luzia você encontra alguns dos materiais apresentados nesse artigo e ao utilizá-los, contribui com a diminuição dos impactos no meio ambiente e garante a eficiência nos seus projetos.

Gostou das dicas apresentadas nesse artigo? Então descubra mais vantagens de usar revestimentos ecológicos nas suas construções e agregue mais valor a sua casa!