POR QUE OS RESÍDUOS DE ISOPOR SÃO TÃO ESPECIAIS?

SANTA LUZIA EXPLICA O QUE É EPS, E COMO SEPARA-LO PARA A RECICLAGEM
Embalagens de Isopor
Embalagens de Isopor

O nosso dia-a-dia está cercado de embalagens deste material. Estamos acostumados a pedir um café para viagem na padaria, comprar carnes em bandejas e fazer trabalhos escolares na companhia dele. Apesar do seu nome técnico não parecer familiar, é pelo nome Isopor, que na verdade é uma marca, que identificamos o leve material que revolucionou o mercado de embalagens. O Isopor® pode ser utilizado para vários propósitos, pois trata-se de um material plástico, composto basicamente de 2% de poliestireno e 98% de vazios contendo ar. De cor branca, inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável, é um material isolante de ótima qualidade. As principais características são: amortecedor de impactos, isolante térmico, impermeável e resistente à umidade, leve e resistente à compressão, econômico,  adaptável aos produtos, seguro e fácil de manusear. Se por um lado o Isopor® veio a facilitar o cotidiano, por outro virou um desafio pelo fato da sua reciclagem ainda ser desconhecida por grande parte da população. Dados da Plastivida apontam que apenas cerca de 30% dos EPS pós-consumo são reciclados anualmente no país.

Em uma outra pesquisa realizada pela a Empresa Meiwa, mostrou que menos de 10% da população Brasileira sabem que o Isopor® é 100% reciclável.  O simples fato da falta de informação, causa o descarte inadequado de milhares de toneladas de Isopor® todos os anos para os aterros sanitários espalhados pelo País. Estudo da Unicamp estima em 150 anos o tempo necessário para o EPS ser totalmente degradado nestes aterros ou no próprio meio ambiente. Listamos dois erros básicos do nosso dia a dia referente ao descarte incorreto do Isopor®;

  1. Jogar embalagem cheia de comida no lixo reciclável! Quando a embalagem chega sem resíduos de comida aos centros de triagem, o trabalho de separação por tipo de material fica mais rápido e limpo.
  2. Deixar o isopor fora do lixo reciclável! Pouca gente sabe, mas o isopor é, sim, reciclável, e pode até mesmo virar matéria-prima para a fabricação de acabamentos para a Construção Civil, por exemplo. Jogue no lixo reciclável sem medo.

Como qualquer plástico, ele pode ser 100% reciclado e ganhar novas funções após seu uso. A Santa Luzia, por exemplo, transforma desde 2002 resíduos plásticos em produtos para acabamentos para a construção como rodapés, guarnições, rodatetos e rodameios. A empresa já reciclou desde então mais de 45 milhões de kg de resíduos, poupando mais de 150 mil árvores que seriam derrubadas caso a matéria-prima principal fosse a madeira. Para colaborar com a reciclagem do Isopor, é fundamental separá-lo para coleta seletiva juntamente com outras embalagens recicláveis, a exemplo do que já ocorre com garrafas PET e latas de alumínio. É fundamental destinar corretamente os resíduos, sob o risco de materiais que poderiam ser reaproveitados acabarem em lixões. Como descarta corretamente o Isopor® para que possa ser reciclado:

  1. Retire resíduos orgânicos ou outros produtos da embalagem de EPS. Uma rápida lavagem com um fio de água basta para limpá-la, além de reduzir o mau cheiro provocado por restos de alimentos.
  2. Retire adesivos e separe o isopor de itens metálicos ou de embalagens de papel.
  3. O EPS é um plástico. Por isso, descarte no cesto de recicláveis ou no cesto de plásticos, quando houver.
Separe. Não pare!

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em seu mais recente Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, 18% do volume de lixo coletado no país ainda acaba nos lixões, um dos escapes para as quase 215 mil toneladas de resíduos geradas por dia no Brasil. Cerca de 1700 cidades não possuem qualquer iniciativa de coleta seletiva. Caso o seu município não ofereça o serviço de coleta seletiva, o Isopor pós-uso pode ser entregue a cooperativas e recicladores ou pessoalmente em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelo país.

Caso ainda haja dúvidas sobre o tema, ficaremos honrados em ajudar a obter respostas do seu interesse.

Fone: 0300 145 13 00  / 48-3651 1300 ou pelo link  http://www.santaluziamolduras.com.br/contato

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS e PU

Caso haja interesse em convidar a Santa Luzia para eventos que promovam a sustentabilidade e a Economia Circular de resíduos, contem com a gente! Também formamos parcerias com empresas geradoras de resíduos disponibilizando informações, treinamentos e suporte.  O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelos contatos (Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772) ou (Antônio Farías Cel.: +55 (48)99666-5151)

Related Posts

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat
  • Santa Luzia - CE100 Programme