Poliuretano (PU): o que é e como reciclá-lo?

Santa Luzia transforma resíduos plásticos de PU em revestimentos para decoração

Ela faz parte da sua rotina, mas é bem provável que nunca tenha parado para pensar que a espuma do colchão, a cadeira do escritório, a sola do sapato e até a geladeira levam um plástico chamado poliuretano, também conhecido pela sigla PU, em sua composição.

Espumas de revestimentos
Travesseiros e colchões
O uso do poliuretano na construção civil
Câmaras de Resfriamento com interior de poliuretano
Esponja para limpeza doméstica
Bancos e Estofados

A origem é relativamente recente: a descoberta é atribuída ao químico alemão Otto Bayer durante a década de 1930, em meio ao ‘boom’ de pesquisas e experimentos industriais no país que pouco depois desencadeou a Segunda Guerra Mundial (1939-45). O PU surgiu da busca por soluções mais eficazes de se fabricar plástico com síntese de fibras. Trata-se de um polímero que surge basicamente da reação de uma dupla de substâncias principais com nomes complicados: poliol e isocianato. O ‘achado’ de Bayer acabou por revolucionar toda a indústria, que encontrou no material ampla variedade de usos com qualidade e custos menores. Estima-se que mais de três quartos do atual consumo global de PU seja em espuma, que pode ser rígida ou flexível.

Ilustração da mistura do Poliol e Isocianato

Uma das razões para não ser tão conhecido popularmente é o fato do PU atuar, digamos, nos bastidores. Ele está oculto na maior parte das aplicações por paredes de alvenaria e nas carcaças de refrigeradores, onde atua como isolante térmico. Outra aplicação comum é nos assentos, onde a espuma é revestida com tecidos em cadeiras e outros estofados. Não para por aí: tintas, vernizes, colas, rodinhas de patins/skate, pranchas de surfe e até preservativos podem levar PU na composição.

Pranchas quebradas feitas com poliuretano
Uma prancha é, basicamente, uma lâmina de fibra de vidro envolvendo um bloco de poliuretano. Crédito Felipe Larozza VICE
O poliuretano também é usado na geladeira como isolante térmico
Espuma de poliuretano usada como isolante térmico em residências
Telhas com poliuretano que funciona como isolante térmico
Rodinhas de Poliuretano

Com tantos usos, será que já pensamos o que fazer com ele quando não for mais possível usá-lo? Por ser um plástico termorrígido, ele não pode ser derretido para novamente ser utilizado. O resultado, infelizmente, é o acumulo do material em aterros e lixões. Este, no entanto, não precisa ser o caminho fatídico do PU. Com iniciativa, pesquisa e tecnologia, é possível transformá-lo em outros produtos como materiais de construção. É o exemplo da Santa Luzia, que o aproveita como matéria-prima para criar revestimentos.

Ambiente com URBANBRICK preto
Ambiente com URBANBRICK preto
Urbanbrick Cinza Grafite
Urbanbrick Cinza Grafite
Arq. Vanidia Martini - Six Ouro Rosê
Arq. Vanidia Martini - Six Ouro Rosê
REVESTIMENTO SIX - COR OURO ROSE
REVESTIMENTO SIX - COR OURO ROSE
Ecobrick Tijolo Inglês - Foto Escritório Compasso
Ecobrick Tijolo Inglês - Foto Escritório Compasso
Ecobrick Tijolo Inglês
Ecobrick Tijolo Inglês

A empresa é uma das poucas no mundo a desenvolver um método eficiente, capaz de viabilizar a revenda destes produtos, para coletar, transportar, armazenar, selecionar e transformar os resíduos de PU em materiais de construção. O processo é caríssimo e depende da parceria de diferentes players como empresas que descartam as sobras de plástico e cooperativas/catadores que encontram o material pelas ruas pelo Brasil afora.

A Santa Luzia hoje conta com duas linhas de revestimentos, os Ecobricks, Urban bricks e a Coleção SIX, que permitem paginações criativas em ambientes internos com a vantagem de não mofarem, não apodrecerem e serem imunes a pragas como o cupim. Os revestimentos da marca podem ser aplicados facilmente com o Super Adesivo Santa Luzia em superfícies como paredes, pilares, vitrines, drywall, espelhos e outros painéis de construção civil.

Lâmina do Urban Brick - Lançamento 2019
Lâmina SIX 2019
Lâmina - Ecobrick 2019

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS e PU

Caso haja interesse em convidar a Santa Luzia para eventos que promovam a sustentabilidade e a Economia Circular de resíduos, contem com a gente! Também formamos parcerias com empresas geradoras de resíduos disponibilizando informações, treinamentos e suporte.  O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelos contatos Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772 ou Antônio Farías Cel.: +55 (48)99666-5151

Related Posts

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat
  • Santa Luzia - CE100 Programme