Painel ripado de madeira: aliando estilo e versatilidade na decoração

O painel ripado é a prova mais concreta que a madeira ganhou destaque no design de interiores, sem estar limitada aos pisos e portas. Além de bonitos, eles são versáteis, contribuindo para a distribuição do espaço e da luz no ambiente.

Aliás, por falar em luz, o painel ripado de madeira é o recurso ideal para quem deseja embutir luz de LED nas paredes, para um efeito de profundidade cheio de estilo. 

Quer se inspirar em outras aplicações e saber como esse recurso de design pode mudar completamente a decoração dos seus ambientes? Então, essa seleção de informações e dicas de uso é para você! Confira!

O que é um painel ripado?

O painel ripado é uma técnica de marcenaria que consiste, basicamente, na aplicação de ripas de madeira de forma espaçada e regular, criando um efeito uniforme na superfície escolhida.

Eles são ótimas opções para quem deseja trazer um elemento orgânico para a decoração, mas sem exageros. Além disso, o espaçamento entre as ripas e até o tom da madeira permitem mudar o estilo do design.

As ripas de madeira podem ser aplicadas na superfície de um móvel, nas paredes formando os painéis ou até no teto, que dependendo da iluminação e cor da madeira, pode criar uma sala de jogos, um escritório sofisticado, ou uma sala de criação orgânica e iluminada.

Viu como ele é versátil? Então, vamos conhecer mais formas e dicas para aplicar os painéis ripados na sua decoração.

Como aplicar um painel ripado de madeira na sua decoração?

O painel ripado de madeira é muito simples de ser aplicado, mas é preciso fazer um planejamento da obra ou reforma para não ter desperdícios de material ou atrasos, não é mesmo?

Comece, portanto, medindo a área que receberá o painel ripado. Com essas informações é possível fazer o cálculo do material, analisar quais efeitos podem ser aplicados e contratar a mão-de-obra necessária.

Com super adesivos e fita dupla face especial, as ripas de madeira podem ser fixadas de forma resistente no local.

Para o seu projeto, aqui vão algumas dicas:

  • o espaçamento tradicional entre as ripas de madeira é de três centímetros, mas é possível aumentar o intervalo para aumentar o contraste com a cor da parede;
  • o intervalo entre as ripas de madeira também podem comportar luzes de LED;
  • alternar ripas com tons de madeira diferentes pode criar um efeito interessante;
  • a regularidade não é uma regra, sendo possível criar efeitos com ripas de diferentes tamanhos.

Nesse último caso, porém, é preciso ter uma sintonia que faça a aplicação irregular ser viável, como uma onda que, além do volume natural que as ripas produzem, também traz um movimento agradável aos olhos.

Quais seus principais benefícios?

Os painéis ripados fornecem alguns benefícios além de sua versatilidade para compor diferentes estilos e ambientes.

São fáceis de aplicar

Com fita dupla face Santa Luzia e super adesivos, o tempo de aplicação é consideravelmente menor que outras soluções de revestimento. Além disso, essas opções de fixação também conferem um acabamento mais caprichado, afinal de contas, elas não ficam visíveis como pregos.

Protegem a parede

Eles protegem a parede no dia-a-dia, diminuindo a necessidade de reparos e pinturas regulares. Uma sala de reunião em um escritório de advocacia, por exemplo, é regularmente visitada, pessoas empurram cadeiras para se sentarem e movimentarem o tempo todo.

Com a parede revestida com ripas, esse problema acaba, sem contar que sua manutenção e limpeza podem ser feitas com panos úmidos, sem dificuldade.

São sustentáveis

As ripas podem ser fabricadas com pinus, que é uma madeira de reflorestamento. Ela tem uma cor mais clara, e as melhores conservam os nós da madeira para deixá-la com o aspecto ainda mais natural.

Também é possível optar por ripas feitas com poliestireno. Em seu processo de fabricação, o isopor® (EPS) reciclado e os produtos são concebidos em até 12 opções de cores, dos tons amadeirados, passando pelos metalizados e chegando até os tradicionais, preto e branco.

Como escolher um painel ripado?

Ao conhecer as opções de ripas que podem ser utilizadas no seu projeto, a dúvida entre qual delas escolher pode ocupar sua cabeça.

O melhor a ser feito é considerar suas características. As ripas de poliestireno por exemplo, não apodrecem ou mofam, além de serem imunes a pragas e formigas. Com isso, podem ser a melhor opção para ambientes internos.

Também é importante escolher produtos de qualidade, a partir de fabricantes especializados, que oferecem opções aos elementos necessários para sua aplicação.

Com esses conceitos e dicas, você pode criar um painel ripado de madeira para compor diferentes ambientes. O mais interessante é que sua versatilidade não acaba por aí, ou seja, é possível aplicar ripas em outros pontos do projeto.

Quer saber mais? Então, veja aqui 5 ideias de aplicação de ripas de madeira que você pode aproveitar.

10/08/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat