Faça você mesmo: leve o charme do painel de madeira rústico para sua casa

Quer conhecer diferentes formas de usar o painel de madeira rústico na decoração? Então, veja o artigo que preparamos para você!

O painel de madeira rústico está em alta. Seja ele simples ou mais refinado, essa peça vem se tornando um grande recurso na decoração e design por ser sofisticada, versátil e moderna.

Além disso, ele oferece a vantagem de ser customizado em diferentes projetos com tamanhos, cores e formas variadas.

Atualmente, o mercado de materiais e produtos dispõe de opções ecológicas que simulam a aparência e textura do painel de madeira rústico, porém com o mínimo de agressão ao meio ambiente, tornando, assim, a decoração sustentável e duradoura. 

Continue a leitura e confira algumas formas de como utilizar o painel de madeira rústico na decoração da sua residência!

O uso da madeira em ambientes e interiores

Com criatividade e praticidade, os espaços podem se tornar mais confortáveis, aconchegantes e sofisticados com o uso dos painéis de madeira.

Por ser uma peça versátil, ele pode ser utilizado para diversas funções, entre elas na:

  • divisão e integração dos cômodos;
  • integração de ambientes;
  • ampliação de espaços;
  • limitação de áreas;
  • relevância de um determinado espaço ou elemento;
  • integração das mobílias.

Além disso, ele ainda pode ser feito por materiais que não causam grandes danos ao meio ambiente, por meio de elementos sustentáveis que melhoram o conforto acústico e térmico dos ambientes.

Um exemplo desses produtos são os woodpanels da Santa Luzia, que possibilitam organizar o ambiente de diversas maneiras oferecendo durabilidade e acabamento de qualidade. 

Mais adiante você poderá conferir um pouco mais sobre eles, pois agora é o momento de conhecer as melhores formas de utilizar o painel de madeira em sua casa. Confira!

Como utilizar o painel de madeira rústico

Visto que a madeira sempre foi um dos materiais mais adaptáveis, o painel de madeira rústico apresenta funcionalidades em diversas aplicações na decoração e design de interiores. Quando bem utilizado, pode mudar totalmente o ambiente, deixando-o mais moderno, inovador e até mesmo sofisticado. Veja a seguir como eles podem ser utilizados nos espaços da sua casa.

Painel para TV em madeira 

Uma das utilizações mais comuns do painel de madeira rústico, que tomou grandes proporções no último ano, é sua aplicação como um painel para TV. Foi por meio do surgimento de televisores planos e cada vez maiores que o uso de estantes acabou se tornando obsoleto, cedendo espaço para outros elementos em madeira.

Manter a TV como destaque no painel de madeira em uma parede vazia é uma excelente maneira de levar composição neutra para o cômodo, mantendo a decoração minimalista e elegante. Por esse motivo, essa é uma dica muito usada.

Cabeceira para cama

Além de dar destaque às TVs, o painel de madeira também pode ser uma alternativa para a cabeceira de cama. Essa funcionalidade se tornou tendência com o surgimento das camas em estilo box, acabando com a ideia da antiga estrutura de cama que já tinha uma cabeceira.

Revestimento em paredes 

Outra forma de utilização é aplicá-lo como revestimento de paredes, o qual atribui personalidade e inovação ao ambiente. Quando a opção é aplicar os painéis em paredes internas, os acabamentos se tornam ainda mais diversificados no mercado. 

Seja em espaços amplos ou pequenos, essa alternativa pode ser usada como uma solução para levar a sensação de conforto ou mesmo amplitude. Como, por exemplo, usar os painéis em um apartamento para dar a impressão de que uma parede tem o comprimento maior do que ela realmente tem.

Divisão de ambientes

O painel de madeira rústico também pode ser utilizado como divisórias. Sua vantagem em relação à parede é que o material permite a flexibilidade do espaço, visto que possibilitam a criação de diferentes ambientes por conta da sua facilidade de montagem.

Solução em áreas molhadas

Diferente do que muitos imaginam, ele pode ser aplicado em áreas que estão sujeitas à umidade. Contudo, desde que o produto seja formado pela madeira plástica, alternativa que oferece sofisticação e durabilidade para a decoração. 

Essa é uma opção que torna possível a utilização da madeira em áreas como banheiros, lavabos e cozinhas, proporcionando ao ambiente um visual convidativo e confortável, pois elas são feitas de materiais resistentes à umidade, além de serem duráveis e sustentáveis.

Alternativa para áreas externas

O painel de madeira rústico também pode ser utilizado nas áreas externas, desde que o produto seja uma opção diferente da madeira e feito para isso.

Assim, para que os ambientes próximos a jardins, piscinas e varandas possam ter durabilidade e manter-se livre de insetos e intempéries, opções como o ecodeck são a solução.

Composto por madeira e resíduos plásticos reciclados, o material não apodrece, é imune a pragas e não solta farpas. Além disso, pode ser limpo com escovas, vassouras e detergente, facilitando a limpeza do ambiente.

Escadas

Além de todas as funções apresentadas, o painel de madeira rústico também pode ser usado como forma de desenvolver escadas. 

Por sua sofisticação e personalidade, a madeira é um item que enobrece a decoração do ambiente e, por isso, utilizá-lo nas escadas pode trazer mais elegância ao espaço.

Além disso, esse é um material resistente que apresenta durabilidade aos esforços de tração, compressão e torção.

O woodpanel da Santa Luzia

Uma das opções de painel de madeira que proporciona mais beleza e sofisticação ao ambiente, e ainda respeita as regras da sustentabilidade, é a utilização da coleção woodpanel da Santa Luzia.

Composto por placas de madeira em pinus reflorestados, ele é ideal para quem busca inovação e praticidade na decoração. Afinal, esse painel de madeira pode ser aplicado por você mesmo de forma simples e fácil. 

O woodpanel é um revestimento de excelente qualidade com diferentes acabamentos nas cores branco, preto, azul, castanho, castanho claro e castanho escuro, permitindo que o material possa se integrar a qualquer ambiente interno. 

O pinus reflorestado é um material de construção sustentável e de madeira legítima que pode ser aplicado em paredes completas nas áreas internas.

Assim, ele proporciona uma variedade de funções para o painel de madeira, o qual pode ser utilizado como painéis, cabeceiras, revestimentos e divisores, por exemplo.

A instalação do woodpanel pode ser feita no modelo “faça você mesmo”, por meio de acessórios corrigidos, como a fita dupla face e o super adesivo da Santa Luzia, que oferecem praticidade e facilidade de aplicação.

No post de hoje você pôde conhecer algumas dicas de como levar o charme do painel de madeira rústico para sua residência por meio de alternativas de decoração que oferecem sofisticação e beleza ao ambiente.

Além disso, você conheceu também o woodpanel, o qual é uma opção para que os seus elementos decorativos tenham durabilidade, qualidade e sustentabilidade.

Gostou deste conteúdo? Que tal levar essa alternativa ecológica para sua obra, reforma ou decoração? Então, confira a coleção woodpanel da Santa Luzia em nosso site!

03/02/2021

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat