O bê-á-bá dos rodapés da Santa Luzia

Encontre as principais soluções para dúvidas sobre corte, fixação, instalação e conservação dos nossos produtos aqui, em nosso Blog.

Com os rodapés Santa Luzia em mãos, é comum que algumas dúvidas surjam no manuseio e aplicação dos produtos. Não há nada de errado nisto – ter dúvidas é absolutamente normal, e solucioná-las é sempre o melhor caminho para garantir um acabamento perfeito aos ambientes. Antes de mais nada, é importante frisar que a Santa Luzia não trabalha ou oferece serviços de instalação dos produtos, ou seja, a escolha do profissional instalador é feita pelo próprio consumidor.

Dúvidas? Ilustração: Designed by Alekksall/Freepik
Dúvidas? Ilustração: Designed by Alekksall/Freepik

Após definir o prestador de serviço, fique atento ao corte dos rodapés. A melhor opção é a serra elétrica meia esquadria de 10 ou 12 polegadas “telescópica”. Este modelo é capaz de cortar todos os nossos rodapés entre as larguras de 3 cm até 25 cm. Apesar de compatíveis com lâminas de menor número de dentes, recomendamos utilizar a de 96 dentes (a mesma usada para cortar madeira). Para evitar o derretimento dos rodapés ao cortá-los, lembre-se que o corte não pode ser executado muito lentamente e que a serra deve estar devidamente afiada. A serra se aquece com o atrito entre a serra e o rodapé, que consequentemente derreterá o local que foi cortado. Abaixo segue foto que mostra os demais acessórios necessários para facilitar a instalação.

Assim como o corte, a pintura é um ponto muito importante e sensível nos rodapés. Algumas linhas da Santa Luzia chegam ao mercado com acabamentos que dispensam a pintura – caso das linhas Black, Aluminium, Reserva, Natural, Oxi, Inova Uber e Colors. As demais linhas, como a Inova, Reforma, Clássica e a Moderna, são produtos acabados que podem ser pintados. Os rodapés, rodatetos, guarnições e rodameios acabados em branco não precisam ser lixados no caso de personalização com tintas à base de solvente. Ao preferir usar tintas à base de água, sugere-se uma leve lixada (Lixa 800) previamente para fosquear somente o brilho dos produtos para promover melhor aderência entre  produto e tinta a base de água. Recomendamos o uso das tintas à base de solvente, como PU, esmalte, acrílica, automotiva e primer. Isso vai garantir maior resistência e durabilidade à superfície dos produtos. Mas se você ainda preferir as tintas à base de água, sugerimos o uso da tinta esmalte acetinado das marcas Sayerlack ou Suvinil para melhor desempenho.

Linha Black
Linha Black
Linha Reserva
Linha Reserva
Linha Aluminium
Linha Aluminium
Linha Oxi
Linha Oxi
Linha Moderna
Linha Moderna
Linha Clássica
Linha Clássica

A instalação recomendada para rodapés, rodatétos, rodameios e guarnições é a fixação com Cola ou Super Adesivo Santa Luzia. Buchas “T” a cada 40 cm ou fita de dupla face Santa Luzia ajudam a fixar as peças até que a cola seque totalmente. A cola deve ser distribuída em duas linhas paralelas do início ao fim da barra, contemplando a parte superior e inferior da barra.

Buchas Santa Luzia
Buchas Santa Luzia
Super Adesivo Santa Luzia
Super Adesivo Santa Luzia
Cola Santa Luzia - Para Paredes de Alvenaria
Cola Santa Luzia - Para Paredes de Alvenaria
Fita Dupla Face Santa Luzia
Fita Dupla Face Santa Luzia
Massa Premium Santa Luzia
Massa Premium Santa Luzia
Massa Premium Santa Luzia
Massa Premium Santa Luzia

Para o acabamento das emendas, recomendados o uso da massa premium Santa Luzia. Caso não tenha disponível na revenda que você adquiriu os rodapés, sugerimos silicone branco à base de água ou massa acrílica, do tipo “tapa tudo” da marca Renner ou “tapa furo” da marca Resicolor. Evite o amarelamento do silicone branco pintando a calafetação junto com os rodapés. Para um acabamento ainda mais delicado.  Oferecemos também terminais de centro, de topo, canto externo e interno para ocultar cortes e emendas.

Terminal de Centro
Terminal de Centro
Terminal de Topo
Terminal de Topo
Terminal para Canto Externo
Terminal para Canto Externo
Terminal para Canto Interno
Terminal para Canto Interno

As vantagens técnicas de se utilizar os rodapés da Santa Luzia são muitas. A limpeza, por exemplo, é bastante simples com o uso de pano úmido e detergente neutro. A matéria prima é fabricada a partir de resíduos recicláveis como o Isopor(EPS) e o Plástico(PS). O produto é resistente à corrosão e imune às pragas, vantagem considerável sobre os modelos de madeira ou MDF. Sua durabilidade ultrapassa os 100 anos.

Segue abaixo os vídeos de instalação para paredes de alvenaria e em outras superfícies.

Veja também as perguntas mais frequentes que nossos clientes fazem para nós:

1- A Santa Luzia possui instaladores empregados, credenciados ou autorizados?

R) Não. A Santa Luzia não dispõe de instaladores empregados, credenciados ou autorizados. A escolha do profissional é feita pelo próprio consumidor.

2- O instalador disse que é autorizado/credenciado pela Santa Luzia. Essa informação procede? O que devo fazer?

R) A Santa Luzia não possui instalador empregado, credenciado e/ou autorizado.

3- Qual serra é indicada para cortar os rodapés Santa Luzia?

R) A melhor opção é a serra meia esquadria de 12 polegadas elétrica. Com ela é possível cortar todos os nossos rodapés entre as larguras de 3cm até 20cm.

4- Ao cortar os rodapés estão derretendo. Por que?

R) Isso pode ter acontecido por duas razões: ou porque o corte foi executado muito lentamente ou porque a serra não estava devidamente afiada. Nossos rodapés devem ser cortados rapidamente e com precisão. O tempo de atrito da lâmina com o produto deve ser o menor possível e a serra deve estar bem afiada.

5- Qual é a lâmina ideal para cortar o rodapé?

R) Indicamos a mesma lâmina utilizada para cortar madeira, com 96 dentes, que permite maior durabilidade da afiação. Lâminas com número menor de dentes também podem ser utilizadas.

6- Posso utilizar serra manual como makita ou serrote?

R) Não recomendamos o uso de makita ou serrote. Isso porque nossos rodapés devem ser cortados com rapidez. Recomendamos o uso de uma máquina com base fixa, que permite mais assertividade e velocidade – e, portanto, capaz de garantir melhor acabamento e segurança.

7- Preciso pintar o rodapé?

R) Antes de qualquer coisa, é importante verificar qual é a linha do rodapé que você adquiriu. Consulte o fabricante do produto. Algumas linhas de rodapés Santa Luzia chegam ao mercado com acabamentos especiais. É o caso das linhas Black, Alluminium, Reserva, Natural, Oxi, Colors e Inova Uber, não devem ser pintadas. Já os rodapés das demais linhas, como a Inova, Reforma, Clássica e a Moderna, são produtos acabados que podem ser pintados. Se preferir deixar os rodapés com o acabamento final de fábrica, não tem problema.

8- Os rodapés brancos da Santa Luzia precisam ser lixados antes de pintar?

R) Depende! Os rodapés, rodatétos, guarnições e rodameios acabados não precisam ser lixados caso o cliente queira personaliza-lo com tinta à base de solvente. Porém se preferir tinta à base de água, recomendamos uma pré-lixada (Lixa 800) para fosquear o brilho do produto.

9- Quais são as tintas sugeridas para aplicar nos rodapés e guarnições?

R) Recomendamos o uso das tintas à base de solvente, pois tem maior resistência e durabilidade na superfície dos produtos, como por exemplo as tintas PU, Esmalte, Acrílica, Automotiva e Primer. Porém o produto aceita tinta esmalte à base de água. Como sugestão de desempenho, recomendamos as tinta esmalte acetinado á base de água das marcas Sayerlack ou Suvinil.

10- Como devo fazer a limpeza?

R) A limpeza deve ser feita com pano úmido e detergente neutro.

11- Meu instalador deixou excesso de silicone ou cola e não retirou na hora. O produto secou. O que posso fazer?

R) O ideal é fazer a limpeza logo após a aplicação. Se isso não for feito, você pode eliminar os excessos com uma lixa d’água, com cuidado para não danificar a pintura de fundo do rodapé.

12- Qual massa pode ser utilizada para fazer o acabamento nas emendas?

R) Além da massa Premium Santa Luzia, você pode utilizar silicone branco à base de água, massa acrílica tipo tapa tudo da Renner e tapa furo da Resicolor. Se utilizar silicone branco à base de água, é preciso pintar a calafetação junto com os rodapés para evitar amarelamento.

13- Meu rodapé está trincando nas emendas. O que pode estar ocorrendo?

R) Fatores climáticos, em especial alterações térmicas, podem causar dilatação ou retração dos rodapés. Outro fator pode ser o conjunto da obra, que pode sofrer movimentações ao longo do tempo. Caso isso ocorra, a solução seria fazer novamente a calafetação (“emassar”).

14- Qual o método recomendado para a instalação dos rodapés, roda tetos, roda meios e guarnições Santa Luzia?

R) Recomendamos a instalação com a cola Super Adesiva ou cola Santa Luzia e buchas “T” a cada 40 cm. São necessárias duas linhas de cola do início até ao final da barra, uma na parte superior e outra na parte inferior da barra. Se preferir as buchas podem ser substituídas por fita dupla face Santa Luzia para ajudar na ancoragem inicial.

15- Posso utilizar outros tipos de instalação?

R) A recomendação da fábrica é que o processo seja feito conforme o manual de instalação do fabricante. Porem os nossos produtos aceitam aplicação de pinadeira, prego, cola, silicone 100% puro, cola de contato, parafuso, entre outros elementos de fixação. Consultes os termos de garantia Santa Luzia antes de instalar seu produto fora das recomendações de fábrica.

16- Qual a cola recomendada para a instalação?

R) Indicamos a cola Santa Luzia ou Cola Super Adesiva Santa Luzia. Caso não ache em sua cidade, sugerimos PL500, PL600 e silicone 100% puro. Algumas
dessas colas são à base d’água e não podem ser utilizadas em vidros, superfícies úmidas, revestimentos de cerâmica ou paredes que não absorvam água.

17- O rodapé pode ser instalado somente com a bucha T ou a fita dupla face Santa Luzia?

R) Não. A função da bucha e da fita dupla face é fixar o rodapé até que a cola seque totalmente. Com o tempo, o rodapé sem cola ou silicone Santa Luzia pode soltar da parede.

18- Pode ser instalado somente com a cola Santa Luzia ou cola Super Adesivo Santa Luzia?

R) Sim. Desde que na parede não existam imperfeições bem como irregularidades que possam causar o descolamento do perfil antes e após a cura da cola. Se não for utilizada a bucha de fixação, recomenda-se o uso de algum anteparo para pressionar o perfil durante a secagem da cola Santa Luzia. Sugestão a fita dupla face Santa Luzia.

19- Quando posso utilizar sócalo e roseta?

R) Sócalos e rosetas são mais utilizados quando o rodapé é maior que a guarnição, ou quando os perfis utilizados são de espessuras diferentes. Mas não há uma regra para isso.

20- Qual o procedimento recomendado para instalações em paredes do tipo drywall e gesso acartonado?

R) Em paredes de gesso acartonado e drywall é recomendada a utilização de fita dupla face (Santa Luzia) e cola Super Adesiva Santa Luzia. Nesses casos não se aplicam as buchas “T”.

21- Qual o procedimento recomendado para instalações em paredes do tipo lâminado e vidro?

R) Em parede de lâminado ou vidro é recomenda a utilização de fita dupla face (Santa Luzia) e  cola Super Adesivo Santa Luzia ou silicone. Não se aplicam as buchas “T”.

Caso ainda haja dúvidas sobre o tema, ficaremos honrados em ajudar a obter respostas do seu interesse.

Fone: 0300 145 13 00  / 48-3651 1300 ou pelo link  http://www.santaluziamolduras.com.br/contato

Related Posts

2 comments

Ola para colocar rodapé em parede de gesso acartonado somente com cola ja basta ,obrigado !

Olá Elexandre. Recomendamos para este tipo de superfície o uso da fita dupla face Santa Luzia juntamente com o uso do adesivo super aderente Santa Luzia. Segue melhores informações: https://blog.santaluziamolduras.com.br/o-be-a-ba-dos-rodapes-da-santa-luzia-2/

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat
  • Santa Luzia - CE100 Programme