Linha Engenharia: Rodapés e Guarnições personalizadas para empreendimentos

Santa Luzia produz perfis sustentáveis que decoram empreendimentos com praticidade e alto desempenho

Assim como outros setores estratégicos, a construção civil caminha na direção de práticas e métodos sustentáveis, pois atingem não só a viabilidade da operação das empresas em um futuro próximo, como também impacta profundamente os recursos naturais do planeta. Considerando o volume de materiais utilizados e projetos executados, qualquer iniciativa ‘verde’ já se mostra um avanço considerável.

Mas para adequar o projeto aos conceitos sustentáveis, não basta pensar apenas em características clássicas como o reaproveitamento de resíduos ou economia de água. As construtoras e incorporadoras vem procurando cada vez mais soluções que valorizem o ambiente, aumentem a eficiência operacional e energética, reduzem custos com reparações e, principalmente, agreguem qualidade, garantia, saúde e segurança.

Fonte blogdaarquitetura.com.br

Os materiais de construção são fundamentais nesta equação. Pensando nisto, a Santa Luzia desenvolveu uma linha de perfis decorativos ecológicos para atender diferentes empreendimentos visando o menor preço com a mesma qualidade dos produtos da marca. A possibilidade de criações customizadas ampliam ainda mais o leque de soluções.

Os atributos sustentáveis de rodapés, guarnições, revestimentos e Deck contribuem significativamente na pontuação do edifício ao pleitear a certificação LEED emitida pela United States Green Building Council (USGBC). Fabricados a partir da reciclagem de resíduos plásticos como o Isopor®, a marca caminhou na direção da economia circular e logística reversa quase uma década antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) entrar em vigor.

Outra premissa relevante para as construções do futuro é promover o bem-estar de usuários, que passarão 90% do seu tempo em ambientes internos. A qualidade do ar nestes espaços é fundamental para prevenir doenças: mais da metade das patologias tem origem de ambientes fechados. É importante estar atento a produtos que emitam nenhum ou baixo índice de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs).

Nossos rodapés auxiliam na qualidade do ar do ambiente, pois estamos dentro do limite de COV de acordo com a norma CDPHV1.1. Embora não sejam visíveis a olho nu, compostos perigosos como os formaldeídos (encontrados em carpetes, madeiras, pisos) estão mais presentes em casa do que imaginamos.

O melhor caminho é optar por produtos confiáveis que possuam elevado desempenho diante de cenários adversos, como o contato com a umidade e presença de pragas como ácaros e cupins. Os perfis não só estão livres destes problemas, como agilizam a obra com aplicação prática e limpa, evitando o acúmulo de poeira e uso excessivo de materiais de limpeza.

Informações: COV  Compostos Orgânicos Voláteis

Perfis de Poliestireno              – COV = 2,87 g/L 

Cola Santa Luzia                     – COV = 4,95 g/L

Super Adesivo Santa Luzia      – COV =    37 g/L

Calafetador Santa Luzia          – COV =    82 g/L 

Massa Premium Santa Luzia   – COV =  0,88g/L

Para auxiliar na idealização dos empreendimentos, a Santa Luzia dispõe de uma equipe de arquitetos especificadores para auxiliar na escolha de produtos e quantificação de projetos. Novamente pautada nos princípios de logística reversa, a empresa inovou ao oferecer aos empreendimentos a possibilidade de recolher as aparas (restos de materiais, recortes) que antes seriam destinados ao lixo. Desta maneira, a Santa Luzia pode contribuir com o gerenciamento de resíduos das obras.

Aliando benefícios e valor agregado, os imóveis valorizam-se por se tornarem viáveis por mais tempo do que construções não pautadas pela sustentabilidade. Embora o valor de partida seja menor, o custo de manutenção dos edifícios tradicionais, além do incontável prejuízo social e ambiental, reverterá todo o suposto ganho inicial.

Fonte: http://www.gbcbrasil.org.br/sobre-certificado.php
Fonte: http://www.gbcbrasil.org.br/sobre-certificado.php
Edifício Jacarandá SP certificação LEED Platinum : Fonte imagem https://sustentarqui.com.br/certificacao-leed-no-brasil/
Edifício Jacarandá SP certificação LEED Platinum : Fonte imagem https://sustentarqui.com.br/certificacao-leed-no-brasil/

Se implantada desde a concepção do projeto de forma integrada, evita-se a maior parte dos riscos de obra e desperdícios. Hoje já temos edificações sustentáveis com padrão Minha Casa Minha Vida, o que sustenta a afirmação de que certificação e custo benefício andam juntos. A sustentabilidade não pode mais ser encarada como sofisticação ou como algo dispensável. Nossas escolhas para o futuro serão fundamentais para a preservação do patrimônio natural do planeta.

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS e PU

Caso haja interesse em parcerias que promovam a sustentabilidade e a Economia Circular de resíduos por parte das Incorporadoras, Construtoras e Empreendimentos, contem com a gente! O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelos contatos (Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772) ou (Antônio Farías Cel.: +55 (48)99666-5151)

Caso ainda haja dúvidas sobre o tema, ficaremos honrados em ajudar a obter respostas do seu interesse.

Fone: 0300 145 13 00  / 48-3651 1300 ou pelo link  http://www.santaluziamolduras.com.br/contato

Related Posts

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat
  • Santa Luzia - CE100 Programme