Gestão da cadeia de suprimentos: você está fazendo isso certo?

O sucesso de um escritório de arquitetura ou engenharia não depende apenas da elaboração de bons projetos. É preciso contar com os recursos certos, o que significa que a gestão da cadeia de suprimentos tem ganhado relevância na área de compras.

Com a atuação estratégica nesse sentido, é possível garantir que todas as etapas da obra tenham os recursos necessários para sua conclusão. Além de tudo, é uma forma de evitar atrasos e desperdícios e de obter máxima qualidade.

Para que o seu negócio faça isso do jeito certo, veja como cuidar da gestão de suprimentos do seu escritório!

Considere a distância entre o fornecedor e os canteiros

Pensar na logística é essencial para ter uma boa experiência em relação ao fornecimento de materiais, ainda mais quando estamos falando do acabamento das obras. Portanto, um dos critérios de decisão deve ser a distância entre o fornecedor e os locais onde acontecem as obras.

Naturalmente, os canteiros costumam estar espalhados em diversas áreas. Mesmo assim, é necessário considerar a distância média do fornecedor, de modo a ter certeza que existe a capacidade de entrega dentro do prazo.

Inclusive, é interessante conhecer as condições para o transporte, desde a cobertura em termos de área até o tempo médio de entrega. Como consequência, fica especialmente fácil se planejar para obter o melhor desempenho.

Avalie a qualidade do material para o tempo de uso

É bastante comum que o componente não seja utilizado imediatamente. Em muitos casos, os componentes ficam parados por um tempo na obra, até que sejam empregados. Por isso, é preciso pensar na qualidade do material, em relação ao tempo de uso.

O ideal é que o componente não estrague facilmente. Ao considerar os elementos de acabamento, como rodapés e molduras de boiserie, vale substituir a madeira por uma opção sustentável, como o polipropileno. Ele não é afetado pela umidade ou por insetos, o que garante a melhor disponibilidade a máxima qualidade para o uso.

Além de tudo, lembre-se do transporte. Ainda que o fornecedor esteja próximo do canteiro, há a demanda de movimentação. Nesse sentido, é indispensável que os itens cheguem íntegros e prontos para o uso, o que faz a diferença nos resultados.

Acompanhe as novidades do mercado e da região de atuação

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos também serve para atender às principais necessidades dos projetos e às expectativas de clientes. Nesse aspecto, é muito importante contar com novidades, tendências e atualizações diversas.

Isso exige, principalmente, ficar de olho nas novidades do setor de arquitetura e de fornecimento. Ao mesmo tempo em que é preciso acompanhar as novidades de decoração interna e externa, vale a pena conferir como os fornecedores têm evoluído nesse sentido. Assim, é possível adquirir materiais sustentáveis e componentes com mais tecnologia.

Também é necessário considerar quais são as novidades em termos regionais. Focar em um fornecedor local que traz novidades, por exemplo, é uma ótima alternativa para a sua gestão de suprimentos.

Busque a consolidação de parcerias

Além de avaliar os produtos, é essencial priorizar o relacionamento com os fornecedores para as obras. Mais que fazer compras isoladas, o objetivo deve ser criar uma parceria estratégica e que seja benéfica para ambos.

Por isso, o ideal é priorizar um fornecedor que esteja disposto a criar um contato relevante e contínuo. Assim, é possível negociar condições melhores e diferenciadas, o que ajuda a superar desafios — principalmente, sobre a viabilidade econômica de projetos.

Além de tudo, é interessante considerar o mix de produtos e a capacidade da empresa em atender às necessidades de diferentes obras. Assim, há mais chances de consolidar uma parceria adequada e duradoura.

Foque na pós-contratação para o cumprimento de cláusulas

Apenas a escolha dos fornecedores não é suficiente para uma boa gestão da cadeia de suprimentos. É preciso avaliar o que acontece após a compra e, por isso, o foco também deve estar na pós-contratação para garantir uma boa experiência.

É indispensável acompanhar o cumprimento de cláusulas, como volume dos pedidos, produtos selecionados, preços e até prazo de entrega. Com a atenção adequada, é possível realinhar o que não tem funcionado e dar prioridade para os melhores fornecedores.

A gestão da cadeia de suprimentos é uma condição para o sucesso de escritórios de arquitetura e, desse modo, merece atenção extra. Com critérios bem definidos e uma atuação estruturada, sua gestão de suprimentos entregará ótimos resultados.

Que tal também ajudar seus contatos do ramo? Compartilhe este post nas suas redes sociais e inicie o debate!

08/09/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat