Falhas no relacionamento com fornecedores? Veja como eliminá-las já!

Os fornecedores têm um papel fundamental, especialmente nos projetos arquitetônicos. O bom andamento e os resultados satisfatórios estão totalmente ligados as suas atuações e soluções. No entanto, não basta escolher corretamente. Também é preciso desenvolver um bom relacionamento com fornecedores.

Isso garante uma sinergia de atuação, evita problemas e pode até gerar vantagens competitivas. Por isso, é importante entender como estabelecer essa ligação adequadamente.

Na sequência, confira como eliminar as falhas no relacionamento com os fornecedores e chegue ao melhor desempenho!

Mantenha-se acessível

Disponibilidade é um ingrediente essencial para firmar uma parceria de sucesso. Então, é muito relevante se mostrar acessível para que seu fornecedor possa procurá-lo sempre que necessário.

Às vezes, uma reunião rápida de 5 minutos ou uma troca de mensagens esclarece dúvidas, evita ruídos e garante melhor atendimento às necessidades. Por outro lado, ser inacessível só afasta o relacionamento e o torna menos proveitoso.

Estabeleça uma comunicação clara

Para evitar falhas, é essencial ter uma comunicação clara e eficiente com os fornecedores. O objetivo é conseguir trocar informações de maneira confiável e de modo que ajude ambos os lados.

Definir canais preferenciais de contato é uma forma, bem como dar opções diversas para ser encontrado. Também é fundamental que a boa comunicação se estenda para o contrato de prestação de serviços ou fornecimento de produtos. Com datas, preços e condições claras, os riscos de problemas se tornam menores.

Alinhe os processos

Imagine que, de certo modo, o relacionamento com fornecedores deve ser como andar em uma bicicleta dupla. É preciso ter equilíbrio e sincronia para que tudo funcione, certo? Então, um truque é alinhar os processos.

Defina como devem ser feitas as entregas, padronize as formas de pagamento e estabeleça a melhor maneira de atuar para ambos. Inclusive, isso tem relação com o alinhamento de valores.

Buscar materiais de revestimentos sustentáveis permite que a sua obra aproveite o conceito de sustentabilidade, por exemplo. Vale a pena ter parceiros comerciais com visão semelhante a sua, pois isso gera uma integração que potencializa os resultados alcançados.

Valorize os parceiros

O bom relacionamento com fornecedores também depende de uma valorização constante. A gestão desses contatos deve incluir ações de reconhecimento e fortalecimento do contato.

Oferecer feedback, por exemplo, favorece a otimização de processos e garante que os seus projetos sejam beneficiados. Ainda vale a pena compartilhar informações sobre o mercado e auxiliar o parceiro quando necessário. Na prática, tudo isso fortalece o relacionamento.

Não abra mão da qualidade pelo preço

Muitos profissionais cometem um erro grave que é a troca de qualidade por preço. Pode parecer uma boa ação, mas não é adequado nem mesmo para o orçamento. Afinal, produtos e serviços de má-qualidade levam a erros, retrabalhos e desperdícios, e isso gera mais custos.

O ideal é poder contar com um fornecedor confiável, consistente e que entregue o melhor custo-benefício. Assim, você tem a certeza sobre os resultados que serão obtidos, sem ter que lidar com imprevistos gerados pela falta de qualidade.

Reconheça os benefícios do relacionamento com fornecedores

Para acertar em cheio na gestão de fornecedores, é indispensável reconhecer a importância desse processo. Como visto, isso envolve integração, eficiência e diferenciação.

Mas também se relaciona à redução dos custos, proteção contra imprevistos e uma atuação mais confiável. É possível aproveitar, ainda, mais flexibilidade nos contratos e em suas condições.

Para obras e reformas, isso está relacionado ao acabamento e resultado obtido. Um material de construção sustentável de qualidade, por exemplo, torna o ambiente mais bonito e agrega valor. Tudo isso só é viável graças a esse contato fortalecido.

O relacionamento com fornecedores deve ser cultivado e fortalecido, especialmente em um ambiente de construção e reformas. Com o apoio das empresas certas, seus projetos serão concluídos com sucesso e entregarão maior qualidade.

Se quiser mais dicas para colocar em prática no seu dia a dia, assine a nossa newsletter e não perca nada!

03/08/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat