Estilo Japandi: a união entre minimalismo, conforto e elegância

Conheça o estilo Japandi: união de elementos da decoração escandinava e japonesa que resultam em conforto, beleza e funcionalidade!

Nova tendência para decoração de ambientes, o estilo Japandi é o encontro da estética escandinava com o Wabi Sabi, conceito japonês que cultua o imperfeito e incompleto. 

A união desses estilos resulta no minimalismo contemporâneo associado ao espírito oriental zen, que busca a sensação de acolhimento e conforto. O resultado é a simplicidade, funcionalidade e exaltação. 

A seguir, você descobrirá as vantagens do estilo Japandi e como aplicá-lo. Acompanhe!

As composições do estilo Japandi

A união do estilo japonês e escandinavo que compõe o Japandi preza pela desaceleração do ritmo intenso de vida, valorizando o passar do tempo e também as raízes. Com visual funcional e minimalista, o estilo adiciona toques da sabedoria Wabi Sabi para proporcionar a sensação da “perfeita imperfeição”.

Não é de hoje que esses dois estilos combinam tão bem. Há mais de 150 anos, a decoração escandinava busca inspirações na cultura japonesa. Além da valorização dos trabalhos artesanais, ambas culturas utilizam madeira com frequência, a fim de prezar pela simplicidade. 

A combinação entre o estilo Japandi e Escandinavo aplicada em um estabelecimento decorado com itens de madeira.
Ambientação 3D — Weber Studio

Como adotar o estilo Japandi 

Um dos destaques do Japandi é seu apelo ecológico. São partes desse estilo: madeira, bambu, rattan, fibras naturais e cerâmica. Uma boa dica para aplicá-lo é levar tons claros de madeira a uma mistura de cores escuras, como nogueira ou carvalho, encontrando a influência oriental. 

Além disso, o uso de quadros e revestimento chevron compõem o ambiente com elegância. As plantas também são elementos muito bem-vindos no estilo — que investe em materiais orgânicos para levar personalidade aos locais. 

Aplicação de Chevron na decoração de um quarto em tons de cinza, característica do estilo Japandi.
Aplicação de Chevron no estilo Japandi.

Vantagens do estilo Japandi

O Japandi apresenta diversas vantagens. Entre elas estão a elegância, funcionalidade, equilíbrio e tranquilidade oferecidos ao ambiente. Além disso, outros benefícios desse estilo são:

Minimalismo diversificado

Ainda que o minimalismo seja um ponto forte do estilo, isso não significa que o Japandi seja monótono. Suas linhas simples com formatos suaves permitem levar a sensação de leveza e também conforto ao espaço. 

Outra característica marcante é a funcionalidade que o estilo proporciona, tornando-o ideal para ambientes pequenos. As linhas orgânicas e móveis em pequena quantidade permitem que os objetos sejam elementos de destaque por seu formato ou cor. 

Materiais orgânicos

Os materiais orgânicos estão presentes no estilo Japandi como forma de oferecer personalidade ao ambiente. As madeiras são utilizadas em diferentes tonalidades, mescladas com fibras naturais para reforçar o sentimento acolhedor. Linhas, tricôs, palhas em tranças e lãs rústicas são itens de fácil incorporação a essa decoração.

Cores acolhedoras

O design japonês abre caminhos para cores acolhedoras que, ainda assim, contam com uma forte presença de ocre, verde-escuro e tons acastanhados. 

A mistura com o estilo escandinavo, traz personalidade e aproxima as cores para nossa realidade, mesclando-as. Com tonalidades confortáveis, o estilo é fácil de ser incorporado e evita que a decoração fique cansativa mesmo a longo prazo.

Variedade de formas e dimensões

Outra vantagem do estilo é a possibilidade do desenvolvimento de formas mais quadradas. No Japandi, esses elementos — encontrados na decoração japonesa tradicional — ganham modernidade com detalhes como quinas arredondadas. 

Além disso, a combinação entre itens quadrados e redondos mantém a simplicidade da decoração.

Variedade de formas do estilo Japandi aplicada na decoração de um escritório moderno.
Santa Luzia Molduras – Morar Mais por Menos. Créditos: Assessorando Comunicação.

Nesse artigo, você conheceu o estilo Japandi, novidade inspirada que preza pela autenticidade da decoração e valoriza itens ao destacá-los com técnicas minimalistas  — além de ser uma opção sustentável.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais e os ajude a ficar por dentro desse estilo inspirador! 

18/01/2021

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat