Dúvidas na hora de instalar o Ecobrick Santa Luzia?

Encontre as principais respostas sobre corte, fixação, instalação e conservação dos Ecobricks Santa Luzia.
Dúvidas? Ilustração: Designed by Alekksall/Freepik
Dúvidas? Ilustração: Designed by Alekksall/Freepik

Assim como nossos rodapés, chegou a hora de tirarmos as principais dúvidas sobre manuseio e aplicação dos Ecobricks  Santa Luzia. Se você leu atentamente o post sobre os rodapés, embora já saiba, é sempre bom lembrar que não trabalhamos com prestação serviço “instalação”. A escolha do profissional instalador é feita pelo próprio consumidor.

Ecobrick tijolo inglês e rodapé 454 Santa Luzia - Foto: Escritório Compasso
Ecobrick tijolo inglês e rodapé 454 Santa Luzia - Foto: Escritório Compasso
Ecobrick Cobre : Foto/Projeto Luis Fernando Zanoni e Thais Zimmermann Zanoni
Ecobrick Cobre : Foto/Projeto Luis Fernando Zanoni e Thais Zimmermann Zanoni
Casa Cor Porto Alegre - Arquit Suellen Ribeiro - foto Eduardo Liotti - Ecobrick Glamour Ouro - Rodapé Cinza Glacial
Casa Cor Porto Alegre - Arquit Suellen Ribeiro - foto Eduardo Liotti - Ecobrick Glamour Ouro - Rodapé Cinza Glacial

Vamos começar pelas orientações de corte. O material pode ser cortado com makita, serra tico-tico, serra manual ou serra meia-esquadria elétrica. Uma vez cortada, se surgir a ideia de pintar a peça, indicamos o acabamento branco. Você não precisa lixar o material e pode usar qualquer tipo de tinta à base de solvente, como a tinta laca, PU, esmalte, acrílica e automotiva, exceto a tinta PVA.

Serra Manual
Serra Manual
Serra Tico Tico
Serra Tico Tico
Serra Marmore
Serra Marmore
Serra Meia Esquadria Elétrica
Serra Meia Esquadria Elétrica

Antes de instalar o material, verifique a cor e as condições da parede. Infiltrações devem ser sanadas imediatamente. Se a cor da parede for diferente da cor do Ecobrick, lixe-a superficialmente e a pinte com uma cor semelhante ao acabamento do Ecobrick escolhido. Aguarde 48h para a cura da tinta e aplicação das peças. Caso a cor seja semelhante, basta limpar a superfície e proceder com a instalação. O Ecobrick pode ser instalado em paredes de alvenaria, madeira ou drywall, com gesso ou por cima revestimentos cerâmicos.

Para instalar as peças, não se esqueça do cálculo do Super Adesivo Santa Luzia: para cada metro quadrado (48 peças), são aplicados, em média, dois tubos de Super Adesivo Santa Luzia. Como uma caixa do Ecobrick 75 x 270 mm cobre cerca de meio metro quadrado (24 peças), cada caixa vai requerer um tubo de Super Adesivo. O rejuntamento não é obrigatório, mas é um recurso interessante para acabamentos especiais. Lembre-se de manter espaço de 1 mm entre as peças.

Lançamento: Super Adesivo Santa Luzia
Lançamento: Super Adesivo Santa Luzia

Os Ecobricks tradicionais como Branco, Branco Envelhecido, Tijolo, Tijolo Envelhecido, Terracota, Tijolo Inglês, Marsala, Ferrugem, Cinza Mescla e Preto podem ser instalados em áreas externas. Os Ecobricks da linha Glamour não devem ser instalados em áreas externas. São eles: Perola Negra, Ouro, Prata e Cobre.

Linha Ecobrick - Clássica
Linha Ecobrick - Clássica
Linha Ecobrick - Glamuor
Linha Ecobrick - Glamuor

A limpeza é bastante prática, utilizando apenas água. Se necessário, use água e detergente neutro com uma esponja ou escova macia. As peças não foram desenvolvidas para uso no piso ou em submersão na água. Caso queira instalar em churrasqueira, pode! Porém somente na parte externa e fora do alcance do fogo. Com características de isolante térmico, o Ecobrick resiste até 100ºC de temperatura. A parte externa da churrasqueira não costuma passar dos 50ºC.

Segue abaixo o vídeo de instalação do Ecobrick.

Veja também as perguntas mais frequentes feitas para nós:

1- Que tipo de serra é indicada para cortar o Ecobrick Santa Luzia? R) O Ecobrick pode ser cortado com makita, serra tico-tico, serra manual e serra meia esquadria elétrica ou manual.

2- Posso pintar o Ecobrick? Que tinta poderia ser usada? R) Sim. Sugerimos que adquira o acabamento branco caso deseje pintar o Ecobrick. Não há necessidade de lixar e pode ser usado qualquer tipo de tinta a base de solvente. Exemplos: tinta laca, PU, esmalte, acrílica e tinta automotiva com exceção da tinta PVA.

3- Em que superfícies o Ecobrick pode ser instalado? R) O Ecobrick pode ser instalado em paredes de alvenaria, madeira ou drywall, gesso e sobre revestimentos cerâmicos.

4- Devo fazer algum procedimento na superfície da parede antes de instalar o Ecobrick? R) Se a parede já estiver pintada com cor diferente do Ecobrick escolhido, deve ser lixar superficialmente e pintar a parede com uma cor semelhante ao Ecobrick, antes da sua instalação OBS: Aguardar 48 horas para cura total da tinta e instalar o Ecobrick. Caso a cor seja semelhante, não precisa pintar. Basta limpar a superfície e instalar o Ecobrick.

5- Como devo fazer a limpeza? R) A limpeza do Ecobrick deve ser feita somente com água. Caso necessário use esponja ou escova macia com água e detergente neutro.

6- Qual o rendimento do Super Adesivo Santa Luzia na aplicação do Ecobrick? R) Sugerimos que para 1 metro quadrado(48 peças) devam ser aplicados em média 2 tubos de Super Adesivo Santa Luzia. Como uma caixa do Ecobrick 75X270mm tem 24 peças ou meio(1/2) metro quadrado para cada caixa de Ecobrick é necessário 1 tubo de Super Adesivo Santa Luzia. Veja na figura ao lado como o Super Adesivo Santa Luzia deve ser aplicado.

7- O Ecobrick pode ser rejuntado? R) O Ecobrick não necessita de rejunte. Mas o Ecobrick aceita a aplicação do rejunte quando desejar um acabamento especial.

8- É preciso deixar espaços entre as peças do Ecobrick? R) A recomendação da fábrica é que entre as peças seja deixado um espaço de no mínimo 1mm.

9- Pode ser instalado o Ecobrick em área externa? R) Os Ecobricks tradicionais como Branco, Branco Envelhecido, Tijolo, Tijolo Envelhecido, Terracota, Tijolo Inglês, Marsala, Ferrugem, Cinza mescla e Preto podem ser instalados em áreas externas. Os Ecobricks da linha Glamour não devem ser instalados em áreas externas.

10- Que tipo de cola deve ser usada para instalar o Ecobrick? R) A recomendação da fábrica é que o processo seja feito conforme o manual de instalação do fabricante utilizando o Super Adesivo Santa Luzia.

11- Posso instalar o Ecobrick em paredes com infiltração? R) Não recomendamos! Paredes com infiltrações podem soltar a tinta, fazer bolhas e esfarelar o reboco. Por consequência o Ecobrick poderá cair da superfície aplicada. Para evitar que isso aconteça, é necessário que isole ou elimine a infiltração antes de instalar o Ecobrick.

12- O Ecobrick pode ser instalado em contra-piso? R) Não deve! Pois o produto não tem as propriedades necessárias para atender a esta função. O Ecobrick deve ser utilizado somente como revestimento para parede.

13- O Ecobrick pode ser instalado submerso a água? R) Não deve. O Ecobrick não possui a característica necessária para ser instalado submerso a água.

14- O Ecobrick pode ser instalado em churrasqueira? R) O Ecobrick pode ser usado para revestir a parte externa de uma churrasqueira. Por ter característica de isolante térmico, o Ecobrick resiste até 100ºC graus de temperatura. Só não deve ficar em contato direto com fogo. OBS: No lado externo de uma churrasqueira a temperatura não costuma ultrapassar 50ºC de temperatura.

Caso ainda haja dúvidas sobre o tema, ficaremos honrados em ajudar a obter respostas do seu interesse.

Fone: 0300 145 13 00  / 48-3651 1300 ou pelo link  http://www.santaluziamolduras.com.br/contato

Related Posts

4 comments

É possível instalar o Ecobrick em parede com textura?

Olá. Não recomendamos! Sugerimos que siga as recomendações de fábrica.

Minha parede tem 1,2m². De quantas peças vou precisar para revesti-la?

Olá. Cada caixa de Ecobrick possui 24 peças grandes, com com total de meio metro quadrado de cobertura. Sugerimos que consulte nossa área comercial para melhores informações pelo número 0300 1451300

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat
  • Santa Luzia - CE100 Programme