3 ideias para dividir ambientes de forma prática e harmoniosa

É possível fazer a divisão dos ambientes sem abrir mão de funcionalidade e estética. Quer ver só? Descubra 3 propostas em nosso post!
Imagem ambientada, Weber Studio.

Dividir ambientes amplos em espaços integrados é uma tendência cada vez mais presente em projetos arquitetônicos. Mas durante a aplicação dessa tendência, surge também a dúvida de como separar ambientes integrados de forma prática e harmoniosa?

Existem diversas formas de criar espaços distintos em ambientes amplos de forma prática, sem intervenções robustas e sempre prezando pela harmonia. E é sobre as maneiras de dividir ambientes com criatividade, para não perder a funcionalidade e criando soluções atrativas esteticamente, que falaremos neste artigo.

O uso de ambientes integrados para dividir ambientes

Antes de saber como criar ambientes integrados, é importante saber o que são esses espaços que têm ganhado destaque na arquitetura por permitir que os espaços sejam aproveitados em sua totalidade e incrementarem a fluidez ao projeto.

Dividir ambientes amplos em espaços integrados é interessante por causar uma impressão de amplitude do espaço e serem extremamente práticos para o dia a dia. Além disso, esses ambientes são ótimos para incentivar a integração dos moradores, pois eliminam as barreiras físicas e o isolamento proporcionado pelas paredes.

O espaço também é melhor aproveitado quando se utiliza de ambientes integrados no projeto, isso porque, essa opção permite melhores condições de ventilação, iluminação, decoração e circulação.

Ideias para dividir ambientes de maneira harmoniosa

A forma como os ambientes integrados são criados faz toda a diferença no resultado final do projeto. Por isso, apresentaremos formas de dividir ambientes de maneira criativa, sem grandes intervenções e reformas, criando espaços harmônicos e práticos.

1. Integre a sala de estar, sala de jantar e varanda ou cozinha

Dependendo de como for o projeto residencial, é possível fazer a integração de sala de estar, sala de jantar, varanda e/ou cozinha, criando um grande, agradável e convidativo espaço de confraternização.

A cozinha, de modo especial, é um bom espaço para ser integrado, uma vez que é uma área de convivência importante em qualquer lar. E para a sua integração, vale utilizar ripas de madeira ou painéis.

Sala de jantar integrada com a sala de estar com decoração colorida e ambientes divididos.
Espaço Mini Apê Cores. Arquiteta: Camila Fleck; Foto: Denilson Machado.

A área externa, ou varanda, é também um bom espaço para ser integrado às salas de jantar e estar, juntamente com a cozinha. A criação de barreiras físicas servem para manter as sujidades na área externa, mas sem criar um isolamento para o ambiente interno.

Nesse caso, tanto as ripas de madeira quanto o drywall revestido são soluções interessantes para bloquear correntes de ar e ventos fortes, mas sem isolar a área externa das demais.

2. Crie um espaço para o home office sem se isolar do restante da casa

Não é segredo para ninguém que para que seja possível ter um home office produtivo, é necessário a definição de um espaço específico para o desenvolvimento das atividades.

Nesse sentido, é possível não sacrificar o espaço de um quarto ou sala espaçosos, ou ainda manter proximidade com uma varanda utilizando soluções como ripas de madeira, drywall revestido ou biombos de madeira.

Ideia para dividir ambientes separando um espaço para o home office com divisórias de madeira.
Foto: Revista Decor, Eduardo Liotti.

Para dividir ambientes como quartos, salas ou varandas, uma solução interessante e prática é a utilização de estantes de duas faces. Além de criar uma divisão esteticamente agradável, as estantes de duas faces são extremamente funcionais.

3. Aproveite melhor o espaço integrando suíte e quarto

Um projeto ousado, mas que cria um ambiente intimista e confortável, é a integração de quarto e banheiro ou suíte. Para colocar esse projeto em prática é muito usual utilizar de biombos que permitem melhor aproveitamento da iluminação do espaço e ainda assim garantem a privacidade necessária para o banheiro.

Uma solução um pouco menos ousada, e que torna o projeto mais prático, é integrar apenas o quarto e o lavabo. Assim, o uso do lavabo não fica preso ao uso do banheiro, garantindo maior funcionalidade a esses dois espaços.

Ideia para dividir ambientes integrando o quarto com a suíte em um ambiente decorado em tons de azul, branco e amarelo.
Quarto integrado com banheiro e sala. Suíte Lagheto Pertutti.

Com atenção aos detalhes e à qualidade dos materiais utilizados, dividir ambientes e criar espaços integrados não só é uma solução funcional e estratégica, como também cria espaços agradáveis e confortáveis na sua residência.

E para criar ambientes integrados utilizando os materiais de maior qualidade do mercado, não deixe de visitar nosso site e conhecer nossos produtos. Será um prazer, para nós, ajudar a tornar seu projeto realidade!

08/02/2021

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat