Decoração tropical: 5 ideias para conectar seu lar e a natureza

Já imaginou ter a tranquilidade e frescor da natureza dentro da sua casa? Aqui, descubra como a decoração tropical pode te ajudar com isso!
Foto: Carolina Sábio.

Inspirada na exuberância da natureza, a decoração tropical é uma das que mais apresentam traços de toda a nossa brasilidade e por isso, ganhou destaque, principalmente, em temas de eventos.

Seu nome é uma clara menção à região dos trópicos, onde o clima é bem definido com sol abundante, florestas, praias deslumbrantes e com grande diversidade de fauna e flora. 

Utilizando elementos coloridos e alegres, a decoração tropical proporciona um toque aconchegante aos ambientes. Mas ao adotá-lo, é importante ficar atento para não deixar o ambiente carregado e cheio de informações.

Está pensando em investir nesse estilo de decoração para conectar o seu lar à natureza? Então confira algumas dicas que separamos para você realizá-la com sucesso.

Dê cores aos ambientes

Poucos estilos de decoração permitem explorar tanto as cores e suas tonalidades como a decoração tropical. Cores fortes e intensas como o amarelo, laranja e vermelho, são muito utilizadas em estampas e elementos desse estilo para dar energia ao ambiente

As cores cítricas também são uma boa proposta, pois transmitem a energia de tropicalidade e passam a sensação de frescor. Porém, para não deixar a decoração cansativa ou extravagante, mescle com cores de tons pastel ou neutras, como branco, bege e marrom. 

Outra sugestão é utilizar estampas em almofadas ou papel de parede, por exemplo. Há estampas onde os elementos aparecem de maneira mais discreta, e outras onde chamam mais a atenção. Mas isso varia de acordo com o seu gosto e dos outros itens decorativos presentes no mesmo ambiente.

Use madeira e fibras na decoração tropical

Seja em móveis ou em itens decorativos, a madeira e seus derivados são os materiais que mais combinam com a decoração tropical.

A madeira e seus derivados são os materiais que mais combinam com a decoração tropical.
Ambientação 3D – Studio Weber.

Entendemos que a madeira pode ser um material problemático da decoração. Isso porque em ambientes externos, a umidade pode deteriorar esse material e como recebem muita luz, desbotam a madeira fazendo com que ela fique visivelmente desgastada.

No entanto, existem materiais que transmitem toda a estética da madeira, com a vantagem de serem mais resistentes a situações adversas, como é o caso do ecotablado utilizado para revestimento de superfícies e pisos.

Para áreas externas, os ecodecks e ecopallets são uma excelente opção para construir ambientes relaxantes e tipicamente tropicais. Já as fibras recicladas, são excelentes materiais para móveis e utensílios menores.

No entanto, é importante que esses itens sejam de boa procedência para garantir a durabilidade e qualidade.

Conecte os ambientes utilizando flores e plantas

A flora é outro elemento típico desse estilo de decoração. Seja nas áreas internas ou externas, elas trazem frescor e tranquilidade ao ambiente.

Seja nas áreas internas ou externas, flores e plantas trazem frescor e tranquilidade para decoração tropical.
Ambientação 3D — Studio Weber

Geralmente são utilizadas plantas de tamanho médio e grande como lírios, bromélias e palmeiras. Mas se o espaço é pequeno ou o ambiente pede algo mais intimista, como quartos e banheiros, invista em vasos pequenos com espécies menores.

Use materiais naturais

Nesse estilo, é preferível que você utilize elementos naturais como o bambu, vime e palha nos itens de decoração como em móveis, almofadas, vasos e cortinas. Com isso, você traz a atmosfera da natureza para dentro de casa, deixando o ambiente com a sensação de vivacidade e serenidade.

Tropicalize todos os detalhes

A decoração tropical não só é uma decoração cativante e calorosa como também é muito versátil. É fácil e prazeroso criar ambientes usando esse estilo de decoração, pois ela pode ser incorporada nos mínimos detalhes da casa. Confira abaixo algumas ideias para você aplicar em sua casa:

Cozinha

Utilize cores e estampas tropicais nos detalhes como em um jogo de mesa, porta-copos, guardanapos e até em azulejos decorativos.

Quarto

Para os quartos, é possível investir em camas de madeira sustentável, revestimentos de pisos com ecotablados, paredes coloridas ou papel de parede estampado e em um jogo de cama com estampas naturais e tecido leve.

Sala

Nesse ambiente, utilize móveis de madeira, sofás com tecidos claros, almofadas estampadas, vasos de cerâmica e quadros com elementos tropicais.

Assim, decorar cada espaço da sua casa com o estilo tropical vai ser uma experiência divertida e muito estimulante. Além de ser a cara do verão, ele proporciona bem-estar, conforto e momentos de relaxamento para você e sua família.

Gostou desse estilo de decoração? Então conheça a Urban jungle que também combina diferentes elementos para conectar sua casa e sua rotina à natureza.

28/12/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat