Descubra como elaborar a decoração ideal para home office

Trabalhar em casa temporariamente ou por opção é uma das realidades que fez com que muitas pessoas olhassem para a decoração home office com outros olhos. Afinal de contas, ela pode ser mais funcional? Ou, quem sabe, inspiradora?

Podem até existir respostas baseadas em ciências do comportamento que afirmam essas teses, mas aqui, nos contentamos com a opinião comum — é mais agradável trabalhar em um ambiente organizado e prático.

O mais interessante é que, com algumas mudanças, é possível deixar a decoração home office com seu estilo e cheia de funcionalidades e elementos inspiradores. Quer saber como? Veja as dicas que separamos neste post.

Busque a iluminação perfeita para a decoração home office

Nada melhor que a iluminação natural para seu home office. Além de econômica, ela é um indicativo de que a área escolhida para fazer os trabalhos remotos recebe luz solar, e torna o ambiente menos sombrio e propício ao acúmulo de ácaros e outros males.

Mas, nem sempre é possível contar apenas com a luz natural, e a escolha da iluminação artificial deve considerar o conforto visual e o propósito em tornar o ambiente mais claro de forma econômica e sustentável.

As dicas práticas para essa etapa são:

  • prefira luz branca fria, que se assemelham à iluminação solar. As amarelas não são indicadas para locais de concentração e que exigem mais visão das pessoas;
  • as lâmpadas de LED são mais econômicas, duráveis e podem ser encontradas em diferentes formatos, das convencionais até as fitas que podem ser colocadas em nichos;
  • use iluminações centrais combinadas com luminárias na área de trabalho, mas considere se eles produzirão reflexos que podem prejudicar o trabalho.

Escolha móveis ergonômicos na decoração para home office

Passar horas na mesma posição, mesmo que dentro de casa, pode trazer algumas dores indesejadas. No escritório externo, as empresas investem em cadeiras ergonômicas, descansos de pé e outros elementos que diminuem a incidência de doenças ergonômicas ocupacionais.

Na decoração para home office, também será necessário tomar esse cuidado. Uma dica é negociar com a empresa, o uso do mobiliário enquanto as funções estiverem sendo executadas remotamente.

Mas, se a ideia é ter um espaço definitivo, prefira escolher os móveis de acordo com seu estilo e preferência, isso vai ajudar a tornar o ambiente mais produtivo e inspirador.

Invista em elementos decorativos com seu estilo pessoal

E, já que estamos falando em colocar seu estilo na decoração home office, algumas dicas para personalizar sua área de trabalho são valiosas.

Você pode colocar seu estilo na cadeira e organizadores da mesa. Fotos, vasos de plantas e objetos decorativos também vão ajudar na personalização do espaço. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar e fazer com que esses elementos roubem sua atenção no trabalho.

Pense nas cores ou revestimentos ideais para as paredes

Outra dica especial é escolher uma pintura ou revestimento para as paredes que deixe sua decoração home office mais profissional.

Ripas de pinus sustentáveis ou de encaixe podem cobrir uma parede e mudar completamente o visual do home office. Revestimentos de madeira também podem ser a opção de quem deseja transformar o ambiente para videoconferências com colegas de trabalho e clientes.

Se o home office precisa dispor produtos e moldes do trabalho, é possível criar uma mesa de centro empilhando Ecopallets, que são pallets feitos de “madeira plástica”, e colocar, ou não, um tampo de vidro para compor o ambiente.

Considere qual a disposição dos móveis é mais funcional

Outro ponto importante é considerar a forma como as pessoas interagem com o ambiente. Alguns profissionais precisam de duas telas de computador, outros, de uma mesa independente para desenho.

Alguns transitam pelo ambiente e outros apenas deslizam suas cadeiras de um canto até o outro para economizar tempo, ou por mania. Seja qual for seu comportamento no ambiente de trabalho, ele deve ser considerado para a decoração home office, disposição dos móveis e na escolha de alguns revestimentos.

Considere, por exemplo, qual tipo de piso é mais resistente, pense em colocar rodapés altos e terminais de acabamento nas quinas para evitar que os impactos do uso do espaço estraguem a parede, aumentando a durabilidade das reformas realizadas.

Mesmo com poucos ajustes, a decoração home office pode transformar um ambiente do lar em um escritório produtivo e inspirador. É possível priorizar alternativas sustentáveis que, além de reduzirem o impacto ambiental, também vão contribuir para economias no orçamento mensal, como é o caso do aproveitamento máximo da luz natural.

E essa filosofia pode ser levada para todos os cômodos da casa, não só na decoração home office. Quer mais dicas para fazer isso?

Leia no artigo Decoração sustentável: responsabilidade que começa em casa! e entenda como eficiência e estilo andam juntos em favor do meio ambiente.

13/07/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat