Descubra como manter o conforto térmico residencial

 
Você sabe o que é conforto térmico? Leia este artigo, entenda sua importância e descubra como mantê-lo em sua residência!

Em todo o mundo, o conforto térmico é um detalhe que deve ser planejado em todos os projetos residenciais. Ainda que o Brasil seja um país que tem, em sua maioria, regiões muito quentes, ele também deve estar presente. Afinal, ele é o responsável por garantir que as temperaturas dentro do imóvel sejam confortáveis, mesmo durante os dias de temperatura extrema.

Os isolantes térmicos são materiais que apresentam a capacidade de reduzir a entrada ou saída de calor em um ambiente, ou seja, são os encarregados de proporcionar conforto térmico para os espaços, evitando que a temperatura de um ambiente passe para outro.

Contudo, você sabe como escolher os melhores materiais para manter esse bem-estar residencial? Neste artigo, vamos apresentar algumas soluções utilizadas no mercado da construção civil para garantir que a temperatura da sua residência seja confortável. Confira!

O que é conforto térmico?

O conforto térmico está relacionado ao equilíbrio entre o calor produzido pelo nosso corpo e o calor perdido para o ambiente. Grande parte dos fatores responsáveis por controlar a temperatura corpórea, depende do ambiente ao nosso redor, como a temperatura, umidade do ar e velocidade em que esse ar se desloca. 

Além dos fatores ambientais, como os citados acima, elementos físicos, psicológicos e fisiológicos podem alterar a forma com que cada um o percebe, motivo pelo qual é tão difícil chegar a uma temperatura adequada em espaços corporativos, como empresas e repartições.

Qual é a sua importância?

Quando a sua residência não é classificada positivamente quanto ao conforto térmico, muitos problemas podem surgir. Além do desconforto, problemas de saúde podem ser desenvolvidos, como o aumento da pressão arterial e atividade cardíaca.

Por isso, em ambientes onde a temperatura é extrema, a qualidade de vida e bem-estar são afetadas, podendo gerar frustração, mudanças de humor e também alterações fisiológicas. Motivos como esses, fazem do conforto térmico um detalhe de extrema importância durante a construção, que não deve ser negligenciado.

Quais materiais são usados para garantir o conforto térmico?

Para que o conforto térmico seja alcançado, existe uma variedade de materiais e soluções que ajudam a manter a temperatura do ambiente equilibrada. Confira a seguir, os isolantes térmicos mais utilizados nas construções:

Além desses apresentados, também existem outras soluções muito utilizadas em projetos arquitetônicos. Entre eles estão: os pisos frios, brises, cobogó, pisos flutuantes, jardins verticais, paredes em drywall e materiais provenientes de madeira de reflorestamento, como as madeiras de pinus.

Jardim lateral aplicado em um restaurante a fim de promover conforto térmico.
Jardim lateral aplicado em um restaurante — ambientação 3d, Studio Weber.

Santa Luzia e o conforto térmico residencial

A Santa Luzia é uma empresa que se preocupa com a economia circular e, por isso, desenvolve materiais sustentáveis que permitem levar beleza e funcionalidade para a obra sem causar graves danos à natureza.

Assim, isso também ocorre nos materiais que auxiliam a manter o conforto térmico residencial. São diversas as linhas de produtos Santa Luzia fabricados a partir da reciclagem de resíduos plásticos, como o Isopor® (poliestireno expandido).

Além disso, a Santa Luzia também contribui com a sustentabilidade fazendo o controle de resíduos. Com o uso adequado dos materiais e a compra consciente, é possível evitar perdas e desperdícios. Além disso, a reutilização de certos itens auxiliam na redução da quantidade de resíduos emitidos. 

No post de hoje você pode conhecer um pouco mais sobre a importância de manter o conforto térmico residencial. Por isso, não deixe de realizar esta etapa em sua obra e busque uma empresa que tenha materiais de qualidade para manter o equilíbrio da temperatura em seu imóvel.

Ficou interessado neste assunto? Então entre em nosso site e conheça os produtos da Santa Luzia! 

13/01/2021

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat