Descubra como reformar uma casa com o orçamento apertado

Quer saber como reformar uma casa gastando pouco? Neste artigo, conheça os segredos para você fazer uma reforma com orçamento apertado!

Imprevistos financeiros acontecem e, em alguns casos, justamente quando é preciso fazer reparos ou melhorias no seu imóvel. Mas, acredite, quem deseja saber como reformar uma casa com orçamento apertado vive diferentes situações.

Por exemplo, algumas pessoas decidem reformar um imóvel para vendê-lo por um preço maior ou para evitar que um problema se torne um grande prejuízo. Ou seja, é muito comum procurar informações sobre como reformar uma casa com poucos recursos, certo?

Pensando em todas essas situações, preparamos um conteúdo com boas práticas de reforma que se destacam pela economia que proporcionam no orçamento final. Confira!

Defina prioridades para saber como reformar uma casa

Fazer um levantamento de todos os itens da casa que precisam de reforma é uma etapa essencial. Ela permite que você estime os gastos e compare as melhorias que precisam ser feitas, categorizando aquelas que são prioritárias, do gosto dos moradores, que têm especificidades, etc.

Uma dica de economia valiosa é que, com esse levantamento, você pode cotar serviços e materiais em maior volume, o que reduz os preços unitários. Se o desconto for relevante, a compra total pode ser uma boa estratégia.

Com esse estudo, é possível fazer o cronograma da reforma.

Determine um cronograma para não deixar nenhum espaço incompleto

Exemplo de como organizar a reforma de uma casa começando por um banheiro.

Depois de mapear as necessidades, é hora de criar um cronograma de execução. Mesmo com as prioridades, é importante considerar outros fatores que influenciam a ordem da reforma.

Períodos de chuva, por exemplo, podem atrapalhar a reforma da área externa. Móveis sob medida para a cozinha e quartos precisam de prazo para a confecção e assim por diante. No geral, tudo isso deve estar alinhado com os profissionais, compra de materiais, etc.

Em via de regra, existe uma ordem em que as reformas devem ser feitas, mesmo que no caso da sua, nem todos esses espaços sejam atualizados. Ela é uma sequência lógica que considera as intercorrências da obra e como uma vai impactar na outra. Dessa forma:

  • banheiros, cozinhas e demais áreas úmidas são as primeiras, já que podem ocorrer infiltrações e vazamentos durante a reforma;
  • na sequência, os pisos, esquadrias, pinturas e revestimentos dos demais ambientes. 

Créditos da imagem: Arquiteta Milene Ferrari Grecco ; Fotógrafo Miro Martins.

Analise quais custos podem ser cortados

A verdade é que a maioria das pessoas deseja fazer uma reforma completa na casa e com as prioridades já ordenadas, é provável que haja o corte de alguns gastos que seriam feitos com as melhorias de outros ambientes.

Mas, se você está com um orçamento apertado para reformar sua casa, é importante entender que existem outros custos que também podem ser cortados da obra.

Veja, por exemplo, quais materiais são necessários para a instalação dos novos revestimentos. Painéis, rodapés e guarnições que podem ser aplicados com adesivos e super cola tornam a reforma mais econômica e rápida, diminuindo o tempo da mão de obra contratada, inclusive.

Peças que já estão prontas para a instalação também cortam custos importantes na reforma. É o caso, por exemplo, da linha LEV da Santa Luzia que já vem pronta de fábrica para a instalação.

Percebe como reformar uma casa com orçamento apertado não significa abrir mão do bom gosto? 

Considere projetos “Faça você mesmo”

Os projetos “faça você mesmo”, ou DIY como é conhecida a sigla em inglês, também são uma forma de economia para quem quer reformar a casa gastando pouco.

Mas, essa opção está longe de ser um improviso. Algumas linhas profissionais em soluções de reforma são fáceis de aplicar, o que possibilita para você a economia com o custo de um instalador.

Assim, com escolhas inteligentes, seu projeto DIY pode ser o ponto central da reforma. Um bom exemplo disso é a aplicação de boiseries nas paredes de um quarto, como na imagem abaixo, mudando completamente a decoração.

Exemplo de como reformar uma casa utilizando boiseries em um quarto com detalhes em branco.

Conte com fornecedores qualificados

Aqui a dica é simples, comprar um produto barato demais pode sair caro. É importante focar na qualidade dos materiais para a reforma pois, do contrário, o tempo de vida desses itens se torna curto e gera despesas futuras de manutenção.

Para quem deseja economizar com produtos sofisticados, de confiança, resistentes, sustentáveis e que são fáceis de instalar, as linhas da Santa Luzia surpreendem e têm tudo o que é necessário para uma reforma econômica. 

Um exemplo é a coleção Colors, que compõe uma decoração diferenciada sem que você tenha que gastar tanto com móveis e adornos.

Exemplo de como reformar a casa com a coleção Colors da Santa Luzia.

Então, agora que você já sabe como reformar uma casa com o orçamento baixo, pode escolher quais revestimentos e acabamentos são mais adequados para seu projeto. 

Visite o site da Santa Luzia Molduras e conheça todas as nossas opções

02/11/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat