Não sabe como instalar guarnição de porta? Confira o passo a passo

Decoração: Maria Raquel Damiani; Arq.: Josiane Flores; Foto: Lio Simas.

A escolha da guarnição depende das preferências e do material da porta. E uma ótima forma de trabalhar o bom gosto e estilo, é uso de cores complementares que combinem o conjunto como um todo.

Neste artigo, veja como escolher e instalar guarnição de porta em um passo a passo detalhado e simples. Vamos lá? Continue a leitura e perceba que essa tarefa se torna fácil com o uso dos materiais adequados!

O que é guarnição de porta e para que serve?

Guarnição de porta nada mais é que a moldura que fica em torno dela. É uma peça que se encaixa entre a parede e o batente, recobrindo a parte externa da alvenaria. 

Imagem da porta de um quarto com guarnição branca.
Decoração: Maria Raquel Damiani; Arq.: Josiane Flores; Foto: Lio Simas.

Dessa maneira, ela melhora o acabamento e esconde possíveis irregularidades entre a porta e a parede. Além de bloquear a passagem de ar, entrada de insetos e poeira que passariam pelas frestas, conferindo mais proteção.

Como instalar guarnição de porta?

Agora que você já sabe o que é uma guarnição de porta, veremos como instalar guarnição de porta com peças práticas, no estilo “Faça você mesmo” ou DIY. 

Dessa forma, reformar sua casa se tornará algo bem mais simples e rápido, sem muitos gastos e com pouca sujeira.

Vale lembrar que a porta tem duas faces: uma externa e outra interna. Algumas pessoas colocam guarnições somente na face externa, mas para um acabamento completo, o ideal é emoldurar as duas faces.

Para cada face da porta, são necessárias três guarnições: uma para cada lado e outra para a parte superior. Confira o passo a passo para instalação!

Reúna os materiais necessários

Os materiais são: 

  • 3 guarnições;
  • 1 serra elétrica;
  • 1 super adesivo;
  • 1 aplicador de cola;
  • 1 fita dupla face;
  • 1 estilete;
  • 1 trena;
  • 1 lápis;
  • 1 flanela;
  • 1 balde de massa flex.

Corte a base da primeira guarnição em 45º

Se ainda não tiver feito isso, recomendamos instalar os rodapés ao longo da parede. Cada rodapé à direita e à esquerda da porta deve estar cortado em ângulo de 45º.

Por isso, utilize a serra elétrica para cortar a base da primeira guarnição em ângulo de 45º também.

Obs.: o rodapé e a guarnição também podem ser usados em ângulo reto (90º), mas para dar um acabamento mais aprimorado, você pode aplicar o ângulo em 45º e encaixar a barra de guarnição na barra de rodapé.

Encaixe a guarnição no rodapé, defina a altura e corte

Encaixe a guarnição cortada no rodapé e, com o lápis, marque na peça a altura máxima que ela deve alcançar conforme o comprimento da porta.

Depois, com a serra elétrica, faça outro corte em 45º na peça, no local da marcação. É recomendável utilizar a trena para conferir as medidas.

Aplique a fita dupla face

Com a guarnição encaixada, aplique a fita dupla face na parte de trás do material, em ambos os lados e respeitando um espaço de 40 centímetros entre cada pedaço de fita. Para os recortes, use o estilete. Em seguida, remova a proteção do adesivo.

A fita dupla face recebe esse nome justamente porque adere nos dois lados. A face superior vem recoberta por papel liner e é importante remover a proteção depois que a face inferior já estiver adesivada na peça.

Aplique o super adesivo e cole a primeira peça

Após o último passo, aplique o super adesivo em toda a parte traseira da guarnição. Antes de colar a peça na parede, certifique-se de que a superfície está limpa e seca. Se não estiver, limpe e seque com a flanela.

Feito isso, cole a guarnição, pressionando a peça em toda a sua extensão para que fique bem fixada na parede. A primeira parte já está instalada!

Corte em 45º a guarnição superior

O próximo passo na instalação é cortar, também em 45º, a guarnição que será fixada no alto da porta. 

Encaixe na peça que acabou de fixar e faça a marcação com o lápis para definir a sua largura, de acordo com a porta. Coloque a serra elétrica em 45º oposto, posicione a marcação e faça o corte.

Repita os passos 4 e 5

Agora, basta repetir o que fez com a primeira guarnição. A diferença é que essa peça será fixada no alto da porta.

Durante a colagem, sempre pressione a guarnição contra a parede para garantir a melhor fixação.

Repita os passos 2, 3, 4, 5 e 6 para a terceira guarnição

Em seguida, é só repetir os passos de 2 a 6 na terceira peça, que será fixada no outro lado da porta. 

Obs.: tome cuidado para deixar o produto bem fixado na parede.

Aplique a massa flex e limpe os excessos

Por fim, aplique a massa flex para dar o acabamento. Use a flanela e remova os excessos do produto.

Quais são os tipos de guarnição de porta?

Há guarnições fabricadas em diferentes materiais: madeira, compensado de madeira, plástico, metal, PVC e concreto — inclusive algumas delas são excelentes opções para obras sustentáveis.

É o caso do perfil de poliestireno reciclado da Santa Luzia. Ele é resultado da reciclagem do EPS, o popular isopor.

Imagem do processo de reciclagem do isopor.
Processo de reciclagem do isopor.

Após a reciclagem do isopor, 96% do material é utilizado como matéria-prima na produção de rodapés, rodameios, rodatetos, guarnições, revestimentos e outros acessórios.

Quando esses produtos chegam ao fim de sua vida útil são novamente submetidos à reciclagem. E um novo ciclo começa — daí o nome: economia circular.

Com esses produtos, é possível criar uma decoração sustentável e sofisticada. Por isso, as empresas de construção civil só têm a ganhar ao investir em soluções que respeitam os princípios sustentáveis.

Viu como instalar guarnição de porta é fácil? É só comprar os produtos certos! Aproveite para conferir nosso vídeo, onde é possível visualizar o passo a passo.

E já que falamos em comprar os materiais certos para sua reforma, aproveite para conferir os produtos da Santa Luzia e encontrar as melhores opções para decoração interna e externa dos seus projetos.

20/01/2021

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat