Por que usar o revestimento Chevron em seus projetos?

Você sabia que usar a geometria na decoração valoriza muito os ambientes? Aqui, vamos te mostrar como o estilo Chevron valoriza seus projetos.

Existem muitos estilos de revestimento e na maioria das vezes, os conhecemos apenas de nome. Um deles, que além de popular contribui para a valorização de ambientes, é o geométrico. Por exemplo, o mosaico que reúne peças de cores diversas para compor uma figura, como um quebra-cabeça especial. 

Outro formato muito popular é o Chevron. Neste artigo, vamos mostrar o porquê de utilizá-lo em projetos e como ele se adequa a obras sustentáveis! Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto.

O que é o revestimento Chevron?

O revestimento Chevron apresenta retângulos, dispostos em zigue-zague, como formas geométricas. O padrão existe há milhares de anos, mas ele passou a ser conhecido na década de 50 — quando a grife italiana Missoni repaginou e impulsionou seu estilo.

É um estilo típico do Modernismo e se destaca entre os revestimentos atuais. Minimalista e elegante, o Chevron confere sofisticação e beleza ao ambiente.

Por ser versátil, seu padrão virou uma tendência em projetos de construção civil, principalmente em reformas. Dessa forma, ele costuma ser aplicado nos revestimentos de paredes e na decoração de objetos e acessórios, como tapetes.

Qual a diferença do Chevron e outros estilos zigue-zagues?

Devido às semelhanças, o revestimento Chevron é confundido com outros estilos, como o “espinha de peixe” e “escama de peixe”. A principal diferença está na forma como o zigue-zague acontece, ou seja, como os retângulos se combinam para compor o desenho.

No estilo “espinha de peixe”, eles formam a letra L na diagonal, acompanhando o sentido da parede. Sendo um padrão que se ajusta bem a uma decoração moderna, sua aplicação é recorrente na decoração interna de pisos e paredes dos banheiros e cozinhas.

Armário de pia de banheiro com detalhes em azul ao lado de uma parede com revestimento Chevron estilo espinha de peixe.

Já a “escama de peixe” representa o modelo dos famosos tacos que revestiam o piso das casas nas décadas passadas. O taco fica em ângulo diagonal com o ambiente — sendo ideal para uma decoração mais clássica.

Mesa de jantar de madeira ao lado de uma parede com revestimento Chevron estilo escama de peixe em tons de cinza.

Por último, no revestimento Chevron, há o recorte das peças para que uma seja encaixada na outra, ou seja, não tem sobreposição. Assim, o trabalho aprimorado do recorte faz com que esse estilo seja muito sofisticado. Além disso, ele é bem recomendado para espaços pequenos, já que, com a formação de uma linha contínua, passa a ideia de um ambiente maior.

Enfim, não é nenhum erro fatal você confundir os três estilos. A ideia básica por trás de todos eles é a mesma — apenas a forma de disposição das peças é que muda. Essa diferença fica mais perceptível nos pisos, mas nas paredes e acessórios em geral nem sempre ela é tão clara. 

Como usar o revestimento Chevron?

Estilo Chevron aplicado em uma decoração escandinava de um escritório.

O estilo Chevron pode ser usado de diversas maneiras, bem como os outros modelos em zigue-zague. São ideais para quem deseja adotar uma decoração escandinava, simples e com padronização geométrica. 

Por exemplo, em duas cores que se complementem, o revestimento das paredes de um banheiro de suíte pode formar uma estampa de Chevron, conferindo mais vida ao cômodo e o deixando mais dinâmico.

Contudo, em ambientes como cozinha e sala de jantar, é possível usar mais de duas cores na padronização Chevron — ficando mais visível a integração entre elas.

Para tapetes, enxovais e almofadas, este estilo também é recomendado, pois oferece mais delicadeza e equilíbrio na combinação de elementos decorativos com as paredes e o piso.

E não é só isso! Também é possível aplicar esse padrão decorativo de forma sustentável. Veja como a Santa Luzia pode te ajudar com essa questão!

Como a Santa Luzia pode te ajudar?

O revestimento Chevron comercializado pela Santa Luzia é produzido em poliestireno (EPS). Contribui, portanto, para uma decoração sustentável e moderna — já que os produtos são leves, de fácil instalação e imunes a pragas. Você pode optar entre os seguintes modelos: 

  • Chevron branco com frisado ouro;
  • Chevron branco com frisado cobre;
  • Chevron branco com frisado branco;
  • Chevron branco liso;
  • Chevron preto liso;
  • Chevron rupestre liso;
  • Chevron cinza grafite liso;
  • Chevron algodão egípcio liso.

Em suma, você viu que este estilo de revestimento moderno é uma excelente opção para revestir paredes. Sua estampa também pode ser bem aproveitada em outros acessórios decorativos, como tapetes e almofadas.

Quer conhecer mais sobre estes produtos sustentáveis e com ótimo custo-benefício da Santa Luzia? Confira o nosso catálogo de revestimentos!

04/11/2020