O verão chegou! Veja como projetar uma área externa para curtir a estação

Neste artigo, fique por dentro das melhores dicas para projetar uma área externa e aproveitar o verão em casa!
Arquiteta Debora Aguiar.

A época mais quente e vibrante do ano já está entre nós, o verão! Com ele chegam dias mais longos e noites perfeitas para aproveitar com a família e amigos em uma social.

Nessa época do ano, a área externa vira o novo coração da casa. É o lugar onde todos se reúnem e por isso, vale a pena investir para proporcionar maior conforto, receptividade e tirar o máximo proveito dos dias de verão.

Descubra como você pode, por meio de pequenas mudanças estruturais e de renovação da decoração, ter uma área externa para curtir ótimos momentos de lazer com amigos e família nessa estação!

Invista na tendência da arquitetura sustentável

As peças que compõem a arquitetura sustentável, além de serem tendências da arquitetura e decoração, são poderosas para construir ambientes cheios de vivacidade e frescor.

A arquitetura sustentável busca a construção de espaços que combinam a estética moderna, materiais sustentáveis e o aproveitamento da natureza. Confira abaixo, dicas para projetar uma área externa e aproveitar essa estação em casa.

Pisos sustentáveis

Os pisos sustentáveis são perfeitos para serem utilizados na construção dessas áreas como, por exemplo, os ecotablados de madeira plástica que proporcionam uma estética especial aos espaços onde são usados e também não sofrem desgaste com a ação do sol ou umidade.

Os pisos sustentáveis são perfeitos para construção da sua área externa.
Casa Cor SC 2015 – Arquiteta Ana Trevisan; fotógrafo Lio Simas.

Esse tipo de piso é fabricado com material reciclado e, como não possui elementos asfálticos em sua composição, refresca o ambiente por não refletir o calor intenso e típico do verão.

Espaços arejados

Quando pensamos em ambientes domésticos frescos, logo imaginamos grandes espaços arejados e relaxantes e nossa imaginação não está errada. Criar esses espaços amplos e aconchegantes é uma boa opção para áreas externas e você pode proporcionar esses aspectos utilizando as portas pivotantes e ecodecks, os quais são construídos a partir de materiais sustentáveis, assim como o ecotablado.

Além disso, a criação de espaços com boa conexão entre áreas internas e externas permitem fluidez entre os ambientes próximos e proporcionam um fluxo de ar excelente para aproveitar a brisa típica da estação.

Iluminação adequada

Os dias de verão são naturalmente iluminados e as noites costumam ser claras com céu limpo. Mas, para aproveitar mesmo sua área externa após o pôr do sol, é necessário pensar na iluminação artificial.

Cordões de luz, além de criarem toda uma atmosfera no ambiente, combinam muito com áreas externas, pois criam ambientes confortavelmente iluminados e em sua maioria são construídos com lâmpadas econômicas que ajudam a reduzir o desperdício de energia.

Móveis ideais para área externa

Móveis para a área externa com revestimento em tecido devem receber cuidados especiais para não desgastarem devido às mudanças de umidade que ocorrem no decorrer do dia. Além disso, peças de materiais metálicos podem enferrujar devido à exposição ao sol e umidade.

Uma boa ideia é investir em móveis de fibra. Além de, por si só, serem a cara do verão, são móveis resistentes às variações de umidade e temperatura. Apenas tome cuidado para adquirir peças de boa procedência para garantir móveis duráveis e de qualidade.

Invista em móveis de fibra para sua área externa.
Imagem ambientada 3D — Studio Weber

Ecopallets

Os pallets são uma tendência da decoração nos últimos anos e a evolução desses itens é vista nos ecopallets. Isso porque, além de serem tão estilosos quanto aos tradicionais, eles não sofrem com a umidade e o sol do verão, sendo perfeitos para criar ambientes externos que não disponham de tanto espaço físico, como é o caso de sacadas de apartamentos.

Além de usar ecopallets, use também móveis leves, tapetes aconchegantes e, se puder, invista na vegetação alta, como o bambu ornamental. Assim você não só cria um ambiente bem veranil, como também garante a privacidade.

Os longos dias dessa estação ensolarada e vibrante merecem ser aproveitados em sua totalidade, por isso invista e valorize a sua área externa para ter um ambiente que proporcione bem-estar e conforto para você, seus amigos e sua família curtirem ao máximo!

Gostou das nossas sugestões? Então, aproveite para seguir a gente nas redes sociais e conferir outras dicas. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e LinkedIn.

23/12/2020

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat