Tudo que você precisa saber para construir uma área de lazer em casa

Área de lazer com piscina e deck ecológico.

As áreas de lazer ao ar livre são lugares ideais para ficar com amigos e familiares, especialmente durante os meses quentes de verão. Essa estação torna os finais de semana ainda mais escaldantes, perfeitos para apreciar um dia de piscina com pessoas especiais.

Muitas pessoas pensam que criar uma área como essa exige um investimento muito alto, mas isso é um grande equívoco. Na verdade, há muitas alterações simples e práticas que você pode fazer a curto prazo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você construir uma área de lazer incrível ao ar livre. Continue a leitura e descubra como criar um espaço de descanso perfeito!

Planeje a área de lazer em casa

Antes de começar a pensar na decoração da sua área de lazer, é preciso analisar a planta do espaço. 

Esse planejamento é ideal para montar o ambiente adequado, aproveitando todos os espaços disponíveis. Dessa forma, você evita problemas que poderiam surgir no decorrer da obra, como medidas incorretas dos móveis.

O mais importante é pensar em como montar um espaço que atenda às suas necessidades, desejos e estilo de decoração. Para isso, pense no que você faz questão de ter nele — como piscina, cozinha gourmet, churrasqueira, entre outros. 

Lembre-se de consultar um profissional de arquitetura para certificar que o espaço disponível seja aproveitado ao máximo. Assim, você garante um excelente resultado para esse ambiente.

Dicas para construir áreas de lazer incríveis

Agora que você já começou a montar a planta do projeto da sua área de lazer, é preciso considerar alguns aspectos decisivos. 

Por isso, separamos dicas para ajudar você a aproveitar todos os espaços livres e criar a melhor área de lazer. Cada uma delas apresenta formas de elevar o nível desse ambiente, visando, ao máximo, o conforto dos moradores e visitantes. Descubra abaixo quais são!

Aproveite o espaço da laje

Você sabia que é possível construir uma área de lazer no terraço da casa? Isso mesmo! E são várias as opções. Desde espaços simples com plantas e sofá, até outros mais elaborados como piscina e mesa de jantar ao ar livre.

Muitas pessoas costumam utilizar essa parte da casa apenas para guardar móveis antigos e equipamentos. Isso, na verdade, é uma forma de desperdiçar os espaços dos terraços, os quais podem ser utilizados para montar um jardim ou até um espaço gourmet. Tudo depende da estrutura, do tamanho e do que você deseja construir.

Por exemplo, a grama sintética, quando bem implementada em uma área de lazer pequena, deixa o ambiente mais vivo. E se você é uma daquelas pessoas que amam tomar banho de sol, decore o espaço com cadeiras de praia ou espreguiçadeiras. Elas vão proporcionar o descanso durante um final de semana ensolarado com a família.

Separe o espaço em dois ambientes

Se você tiver uma ampla área disponível, aproveite ao máximo esse espaço. Experimente criar ambientes diferentes, cada um com uma finalidade específica, permitindo que os moradores se divirtam ainda mais. Além disso, é mais fácil decorar dois espaços distintos do que um ambiente grande.

Primeiro, comece com um ponto focal, como um espaço para jantar ou uma piscina. A partir disso, analise quais objetos serão incluídos para tornar o espaço ainda mais especial.

Outra sugestão, é montar espaços de transição na área de lazer. Seja um simples corredor com bancos altos ou um belo jardim. 

Ilumine os ambientes do jeito certo

A iluminação não é apenas essencial para facilitar a visão noturna. Também é uma maneira fácil de decorar um ambiente. Um bom exemplo disso são as luzes de jardim solar, que deixam as plantas destacadas. Por isso, experimente colocar esses itens em um canteiro próximo à raiz das árvores e plantas.

Iluminação em uma área de lazer com deck ecológico.
Ecodeck Branco – Arquiteta Gabriela Gaunszer Kozlowski e Rejane Heiden.

Além disso, é imprescindível ter uma iluminação na área externa para as refeições. Afinal, você, sua família e seus convidados precisam se sentir confortáveis. Para isso, coloque luzes apropriadas que não fiquem direcionadas aos rostos das pessoas. 

A iluminação ideal abrange várias lâmpadas no teto, mas caso não exista um espaço adequado para isso em sua casa, opte por colocar essas luzes na parede. O resultado é incrível!

Instale luzes decorativas

Os cordões com bolas iluminadas, também conhecido como cordões de luz, podem ser espalhados pela área de lazer. Isso garante que a maioria dos espaços fiquem iluminados. Mas lembre-se que passar cabos e fios pelas paredes é perigoso, por isso, evite essa situação.

Além disso, utilizar lanternas de vela decorativa é uma outra maneira de preencher o espaço vazio na casa. Desse modo, adicionamos luz e personalidade em lugares mais estratégicos como ao lado das escadas e ao redor da piscina. 

Aposte em plantas

As plantas trazem uma sensação agradável de tranquilidade e paz, além de contribuir com a saúde. Por isso, utilize os cantos da sua casa como um ponto para começar a montar o jardim.  O importante é desenvolver um espaço ideal para que as pessoas compartilhem bons momentos. Mas, lembre-se de sempre regar as plantas regularmente e controlar a exposição ao sol.

Área de lazer decorada com plantas.
Design House 2019, decornaltas. Fotógrafo Marco Antônio.

Ao escolher as plantas para a decoração da sua área de lazer, é essencial pensar com carinho. Se a sua área de lazer recebe pouca ou nenhuma luz, dê preferência à aquelas que crescem somente na sombra, como flor-de-cera, cacto macarrão, bambu da sorte, costela de adão e lírio da paz.

Além disso, informe-se sobre a temperatura da região para evitar que as chuvas ou os padrões climáticos afetem o seu jardim, e faça uma seleção das plantas que combinem com o seu gosto.

Escolha o deck ideal

Ao planejar o seu espaço de lazer externo, considere os decks — elementos arquitetônicos que auxiliam na circulação dos espaços.

Utilizados normalmente em torno de piscinas, eles são ótimas opções para quem deseja criar um visual aconchegante e charmoso, além de aumentar a área de lazer e dar um toque especial em lugares específicos da casa. 

Atualmente é possível encontrá-los em diversos materiais, como madeira, bambu, cerâmica, porcelanato e matérias-primas ecológicas.

Crie varandas gourmet

Qualquer ambiente fica mais moderno e sofisticado com uma varanda gourmet. Seja em um apartamento ou casa, esse espaço é um diferencial que valoriza o imóvel. Por isso, pense nos hábitos e necessidades que essa área pode suprir. Depois, escolha móveis e revestimentos de qualidade — que sejam funcionais para ajudar na organização.

Varanda gourmet aplicada em uma área de lazer com piscina.
Varanda Gourmet em uma área de lazer com piscina.

Importância da área de lazer

Com um espaço próprio e totalmente disponível para lazer, é possível aproveitar momentos com a família e amigos especiais, além de relaxar sem sair de casa. Esse espaço é perfeito para quem gosta de comemorar eventos, festas ou apenas aproveitar o fim de semana.

Mesmo que sua casa não seja espaçosa, é válido criar uma área de descanso e lazer. Para isso, comece aos poucos e depois de alguns meses, experimente incluir novos objetos à decoração do ambiente.

Agora que você já sabe como montar uma área de lazer em sua casa, comece seu planejamento e lembre-se de adquirir materiais de alta qualidade para que esses ambientes sejam duráveis, elegantes e funcionais. Assim, você otimiza os espaços disponíveis na sua casa e vive momentos únicos com sua família e amigos. Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos com dicas de decoração!