Santa Luzia promoveu Ação Praia Limpa durante etapa brasileira do mundial de surfe

Equipe fez mutirão de limpeza e conscientização a banhistas na praia de Saquarema (RJ)
 A cidade de Saquarema, litoral do Rio de Janeiro, recebeu uma das etapas do circuito mundial de surfe, a World Surf League (WSL). As praias, naturalmente, ficam lotadas de banhistas e espectadores de todos os cantos do mundo, ansiosos para verem nomes como Kelly Slater, Gabriel Medina e Willian Cardoso. Palco de um grandioso evento mundial, as areias de Saquarema permaneceram conservadas em todos os dias do evento, os devidos créditos são dos organizadores e município que fizeram um belo trabalho coordenado com as empresas de limpeza na ocasião.
Foto Smorigo/WSL
Foto Smorigo/WSL
Foto WSL - ED SLOANE

Porém nem sempre este tipo de cenário acontece nas praias do Brasil e do Mundo, resíduos de todas os tipos são gerados e descartados diariamente nas praias, resultando em uma poluição não só da areia, mas consequentemente do mar, o que colabora com o alto índice de resíduos nos oceanos. Além de um prejuízo evidente à natureza, estamos desperdiçando o potencial de reaproveitamento destes “resíduos”, tendo em vista que a maior parte deles são derivados do petróleo e podem ser reciclados.

Poluição dos plásticos nos oceanos
Poluição dos plásticos nos oceanos. Foto: San Shewe Aung.
Coleta de resíduos na praia.
Coleta de resíduos na praia.
Crédits photos : Carters News Agency - http://www.catersnews.com/
Crédits photos : Carters News Agency - http://www.catersnews.com/
Foto: Bo Eide via Flickr (CC BY-NC-ND).
Foto: Bo Eide via Flickr (CC BY-NC-ND).

Ciente da situação, a Santa Luzia esteve presente ao evento em Saquarema entre os dias 16 e 18 de maio para apoiar e promover um mutirão da conscientização e limpeza aos espectadores e banhistas, informando a importância da preservação do meio ambiente e incentivando a destinação final correta e a reciclagem dos resíduos. Na primeira etapa 20 voluntários circularam pelas areias de Saquarema, orientando, sensibilizando e distribuindo sacolas para que banhistas e espectadores presentes pudessem descartar corretamente seus resíduos, e assim os convidando para colaborar com esta importante ação do destino correto dos resíduos gerados. O trabalho de conscientização gerou resultados tão positivos, que após poucas horas de ação, os banhistas sensibilizados começaram a nos procurar em busca de mais sacolas de lixo para depositar os resíduos.

Ao final do evento, para mostrar ao público, partindo da proposta de conscientização, foi realizada com apoio da ONG Route Brasil, #SOULIFE e da marca Hurley BR a ação de limpeza da praia, onde participaram também alguns voluntários que estavam no evento. Apesar do bom trabalho dos órgãos municipais, a ação conseguiu colaborar com o recolhimento e o destino correto dos seguintes resíduos:

  • 86 copos descartáveis;
  • 42 garrafas de vidro;
  • 36 latinhas de alumínio;
  • 112 tampinhas plásticas;
  • 35 tampinhas de metal;
  • 14 unidades de Isopor (EPS);
  • 15 unidades de papelão;
  • 130 bitucas de cigarro;
  • 3 chinelos – borracha;
  • 96 unidades de plásticos diversos.

O Isopor (EPS), coletado foi direcionado ao centro de reciclagem da Santa Luzia, e todo o restante dos resíduos, foram entregues à Prefeitura.

O que move a Santa Luzia para promover este tipo de ação?

Nossa missão é colaborar com uma sociedade mais sustentável, um meio ambiente mais saudável, para um futuro melhor. Para isto acontecer, contamos com apoio de multiplicadores como o surfista catarinense Willian Cardoso, que compete na WSL para levar esta mensagem a um público apaixonado pelo surfe e dependente de praias e ondas limpas. Precisamos cada vez mais de parceiros, colaboradores e apoiadores para levantarem esta bandeira e nos ajudarem a levar esta mensagem a todos os cantos do Brasil e do Mundo.

FOTO - WSL - KIRSTIN SCHOLTZ
FOTO - WSL - KIRSTIN SCHOLTZ
FOTO WSL - LAURENT MASUREL
FOTO WSL - LAURENT MASUREL

Depoimento:

O Route assim como eu e a Soul estamos sempre em busca de trazer maior conscientização para as pessoas envolvidas nas ações, assim como trazer parceiros que somem com esse objetivo. A ação conjunta com a Santa Luzia só fez multiplicar conhecimentos e tornar mais acessível a transformação e reutilização do isopor, um material que frequentemente encontramos descartado de forma incorreta! É um trabalho fundamental baseado na economia circular e que vem de encontro com o nosso trabalho de minimização de impactos e reeducação através do próprio consumo consciente.

Thaís Stevin – Diretora de produtos

Thaís Stevin
Thaís Stevin

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS e PU

Caso haja interesse em convidar a Santa Luzia para eventos que promovam a sustentabilidade e a Economia Circular de resíduos, contem com a gente! Também formamos parcerias com empresas geradoras de resíduos disponibilizando informações, treinamentos e suporte.  O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelos contatos (Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772) ou (Antônio Farías Cel.: +55 (48)99666-5151)

No vídeo abaixo, mostramos como a Santa Luzia gera impactos positivos na Economia Circular!

Caso ainda haja dúvidas sobre o tema, ficaremos honrados em ajudar a obter respostas do seu interesse.

Fone: 0300 145 13 00  / 48-3651 1300 ou pelo link  http://www.santaluziamolduras.com.br/contato

Related Posts

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat
  • Santa Luzia - CE100 Programme