Olhando para o futuro

Conheça a fundação Ellen MacArthur e saiba o porquê ela é tão importante para a preservação do nosso planeta.

Houve um tempo em que as pessoas acreditavam, de fato, em um “fim do mundo”, figurado na imagem de um precipício infinito. Aristóteles e Pitágoras, para ficar numa relação de nomes mais modesta, lutaram corajosamente para demonstrar o oposto – um planeta com a forma aproximada de uma esfera.

Anos e anos depois, a velejadora britânica Ellen MacArthur pode desfrutar da “esfericidade” da Terra ao circum-navegar o globo na regata Vendée Globe em 2005, quebrando o então recorde mundial na categoria de navegação solitária. Méritos esportivos à parte, as regatas despertaram a sensibilidade de MacArthur para questões muito maiores do que ganhar uma prova.

Ela pode testemunhar in loco o quanto nosso planeta está em transformação. Em condições extremas, pode notar o quanto cada recurso natural é fundamental para sobrevivência. Em 2010, criou a Fundação Ellen MacArthur e desde então, passou a velejar em águas muito mais turbulentas: convencer e fomentar toda uma cadeia produtiva e formadora de opinião a pensar de forma circular, ou seja, entender que o ciclo do produto acabado não se encerra quando chega às mãos do consumidor. O ciclo pós-consumo é tão ou até mais importante quanto.

O descarte incorreto é o responsável direto pela existência de lixões e aterros sanitários cada vez mais volumosos. As empresas são responsáveis por aquilo que produzem, e ao investirem no reaproveitamento dos materiais que fabricam, estão poupando a natureza destes materiais – muitos deles de decomposição na casa das centenas de anos.

Fonte - Hype Verde
Fonte - Hype Verde

Membro global da Fundação Ellen MacArthur e do programa CE100, a Santa Luzia encontrou na reciclagem de resíduos como Isopor (EPS) e poliuretano (PU) não só uma grande oportunidade de preservar a natureza, como também de se enquadrar na vanguarda global de design sustentável, muito antes de regulamentações como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Nossa primeira experiência na CE100 foi a participação no workshop da rede que aconteceu em Brasília, em novembro de 2017. No evento, fomos representados pelo Diretor Marcos Effting Zanette e o Presidente Sr. Gilberto Zanette. Pudemos exibir na vitrine circular nosso processo de reciclagem de poliestireno em que foi apresentado de forma diferenciada e criativa.

“O modelo econômico atual é caracterizado por grandes perdas: extração de recursos, transformação, uso e descarte”, analisa Stephanny Wiggers May, engenheira de materiais da Santa Luzia. “A maior parte dos materiais que usamos é perdida, as coisas que produzimos são subutilizadas e nossos esforços de reverter a situação vêm tratando os sintomas, não a causa. Hoje, alguns recursos já são escassos, outros já nem existem mais, por isso, soluções sistêmicas serão necessárias para tratar o problema”.

Fonte: Exchange 4 Change Brasil
Fonte: Exchange 4 Change Brasil

A Economia Circular é um termo que vem sendo muito utilizado pela Santa Luzia, como uma alternativa ao modelo econômico atual: o modelo linear. Este novo modelo propõe que os materiais sejam mantidos em ciclos longos: produtos que durem mais e que ao final da vida útil possam ser facilmente reciclados ou reutilizados. Este círculo próspero contribui para que os problemas dos resíduos sólidos no mundo todo sejam amenizados e a utilização de recursos naturais não seja a prioridade na cadeia de produção. No vídeo abaixo, a Santa Luzia mostra como este termo está inserido no seu modelo de negócio. Através da reciclagem do Isopor (EPS) e a do poliuretano (PU), a empresa já transformou milhões de quilos desses resíduos em produtos de acabamento e revestimento. Desta maneira contribuímos com a saúde do meio ambiente e embelezamos ambientes com produtos de altíssi qualidade.

A Santa Luzia participará ativamente dos workshops que acontecerão nos EUA e também na Europa. Contaremos tudo aqui no blog sobre as experiências de estar fazendo parte dessa rede global líder em economia circular.

Sobre a Fundação Ellen MacArthur

A Fundação Ellen MacArthur foi constituída em 2010, com o objetivo de acelerar a transição para a economia circular. A organização hoje é uma das lideranças do pensamento global ecológico, e atua inserindo a economia circular na agenda dos decision makers do mundo dos negócios, governos e acadêmicos. O trabalho da fundação combina um sólido fundamento econômico com uma potente estrutura conceitual, formando uma rede extensa de membros e colaboradores.

https://www.ellenmacarthurfoundation.org

Sobre o CE100

O programa CE100 é uma plataforma global de inovação e colaboração criado em 2012 para possibilitar que organizações desenvolvessem novas oportunidades de perceber e realizar mais rapidamente suas ambições na economia circular. O programa reúne grandes empresas, governos e cidades, instituições acadêmicas, inovadores emergentes e afiliados em uma única plataforma.

https://www.ellenmacarthurfoundation.org/ce100

Caso ainda haja dúvidas sobre o tema, ficaremos honrados em ajudar a obter respostas do seu interesse.

Fone: 0300 145 13 00  / 48-3651 1300 ou pelo link  http://www.santaluziamolduras.com.br/contato

Related Posts

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
  • Santa Luzia - RGMat
  • Santa Luzia - CE100 Programme