Bem-vindo ao Blog Santa Luzia!

Só o tempo é capaz de revelar o verdadeiro brilho de uma história.

O ano de 2017 foi muito especial para a Santa Luzia: completamos 75 anos de uma bela história. Um sonho iniciado por nosso fundador, João Effting, e que se transformou em realidade pela perseverança de quatro gerações da família em Braço do Norte (SC).

Nos últimos 15 anos, mudamos nosso modelo de negócios tomando a sustentabilidade por princípio. Substituímos a antiga matéria-prima, e acreditamos em um ambicioso plano de objetivos ambientais, econômicos e sociais. A partir da reciclagem de resíduos de poliestireno e poliuretano, criamos produtos de alto padrão com atributos que reduzem os impactos de degradação ambiental.

Mas não nos damos por satisfeitos. Sentíamos a necessidade de ir além, de agir ainda mais ativamente em prol desta causa, criando um canal para integrar e interagir com as pessoas. Um canal para troca de informações, mas acima de tudo, de muito conhecimento sobre o quanto temos a acrescentar na preservação do nosso planeta, com ações e princípios sustentáveis.

Assim, neste momento tão importante de comemoração, lançamos o Blog Santa Luzia. Um espaço voltado para a divulgação de notícias, inspirações, dicas, vídeos, entre outros. Os leitores poderão se informar, sugerir temas e interagir ativamente enviando conteúdos, comentando as notícias postadas e compartilhando em suas redes sociais. Quem já nos acompanha nas redes pode ficar tranquilo: o blog será totalmente integrado com os canais existem (Facebook, instagram e Youtube). Participe! O planeta e as futuras gerações agradecem!

Em 1942 a Santa Luzia é fundada por João Effting, que viria a se tornar o maior parque industrial moldureiro Sulamericano.
Em 1942 a Santa Luzia é fundada por João Effting, que viria a se tornar o maior parque industrial moldureiro Sulamericano.
João Effting
João Effting
Heriberto Effting e Nilza Kindermann Effting
Heriberto Effting e Nilza Kindermann Effting
Gustavo e Marcos, ao lado dos pais Gilberto e Sonia. Terceira e quarta geração de muita dedicação.
Gustavo e Marcos, ao lado dos pais Gilberto e Sonia. Terceira e quarta geração de muita dedicação.

75 anos de trabalho dedicados à arte

Em 1942, nascia em Braço do Norte (SC) uma pequena indústria de espelhos, fruto do trabalho sério e dedicado de João Effting. Seguindo os passos do pai, seu filho mais velho, Heriberto Effting, ingressou no negócio da família. Sua visão empreendedora lhe permitiu enxergar além: por que não comprar uma pequena máquina, que permitiria produzir as molduras para os espelhos que produziam? A ideia foi tão oportuna que, em 14 de abril de 1980, o sr. Heriberto Effting recebeu o título de Industrial do Ano, prêmio então concedido pela prefeitura da cidade.

Heriberto Effting casou-se com Nilza Kindermann Effting e tiveram duas filhas, Sonia e Angela. Desta geração, nasceram quatro netos: Marcos, Gustavo, Patricia e Paulo.

Expansão e novo modelo de negócio

Em 1996, a Espelhos Santa Luzia alterou seu nome para Indústria e Comércio de Molduras Santa Luzia Ltda. A alteração permitiu a produção e comercialização de perfis decorativos, atendendo ao mercado de construção civil, arquitetura e decoração, além da indústria moveleira, molduras de madeira e matéria-prima reciclada para quadros.

Durante mais de 60 anos, a empresa utilizou somente a madeira como matéria prima. Os últimos 15 anos foram marcados pela reciclagem: o novo modelo foi inteiramente baseado em objetivos ambientais, econômicos e sociais. Nesse período, já foram transformados mais de 14 milhões de quilos de resíduos de poliestireno expandido (EPS ou isopor) e poliuretano.

Além de mudar radicalmente as fontes de matérias-primas, a Santa Luzia ampliou sua linha de produtos e hoje conta com um portfólio diversificado, comercializado em mais de 4 mil pontos de vendas em mais de 400 cidades no Brasil. A Santa Luzia marca presença em todos os home centers do país. Cerca de 10% da produção é exportada para vários países, como Uruguai, Japão, Argentina, Chile e Estados Unidos.

Atualmente a Santa Luzia conta com uma estrutura de mais de 18 mil metros quadrados.
Atualmente a Santa Luzia conta com uma estrutura de mais de 18 mil metros quadrados.

Graças à aceitação dos produtos pelo mercado, a Santa Luzia tem crescido em ritmo acelerado. A capacidade de fabricar e comercializar produtos que utilizam matéria-prima reciclada atingiu o patamar de aproximadamente 1.000 toneladas por mês. A empresa, que reciclou seu modelo de negócio voltado para a sustentabilidade, vive em constante busca de soluções pelo mercado que contribuam com o meio ambiente, criando e desenvolvendo produtos com alto padrão de qualidade, socialmente responsáveis e ecologicamente corretos.

A Indústria e Comércio de Molduras Santa Luzia Ltda, do sonho de João Effting à realidade da quarta geração, 75 anos de constante dedicação e amor à arte.

Related Posts

5 comments

Tenho orgulho em fazer parte do quadro de colaboradores da Santa Luzia. Parabéns Santa Luzia pelo excelente trabalho que vem realizando.

Santa Luzia é uma referência em inúmeros aspectos: ambientais, respeito aos colaboradores, clientes e parceiros, racionalidade e inovação. Enfim, é um orgulho fazer parte desta história de sucesso. Parabéns!!!

Parabéns a Santa Luzia pela excelência, empenho na satisfação dos clientes e colaboradores, por todo comprometimento com a inovação e tornar o nosso da empresa um exemplo a ser seguido dentro e fora do país !!!

Parabéns Santa Luzia!!! Orgulho de representar esta empresa!!

É uma satisfação enorme trabalhar em uma empresa que além de estar sempre inovando, tem a Responsabilidade Sócio-Econômica-Ambiental como um do seus principais valores.
Orgulho em fazer parte desta equipe!

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia